
São José do Rio Pardo voltou a ser destaque no cenário educacional nacional. O estudante rio-pardense Matheus Hernany de Souza Pepe, aluno do Colégio Unigrau, conquistou a medalha de OURO Nacional pela segunda vez na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). Como se o feito inédito não bastasse, Matheus também faturou a medalha de OURO Estadual, consolidando-se como um dos alunos mais bem colocados em todo o Estado de São Paulo.
A Cerimônia Nacional de Premiação da 20ª edição da competição aconteceu na última segunda-feira (22), no Centro de Convenções do Windsor Oceanico Hotel, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O prestigiado evento reuniu os melhores estudantes do país e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de ministros e diversas autoridades do setor científico e educacional.

O topo da maior olimpíada científica do mundo
Ganhar uma medalha de ouro na OBMEP é o sonho de milhões de estudantes e coloca São José do Rio Pardo em uma posição de imenso prestígio e destaque nacional. Realizada anualmente pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP é considerada a maior competição científica estudantil do planeta em número de participantes.
A grandiosidade do feito de Matheus fica ainda mais evidente diante dos números impressionantes desta edição, que registrou recorde histórico de adesão:
- 18,6 milhões de estudantes participantes (do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio).
- 57.222 escolas inscritas de redes públicas e privadas.
- 5.566 municípios mobilizados, o que representa uma cobertura impressionante de 99,93% de todo o território nacional.
Além dos grandes vencedores nacionais, o IMPA informou que a OBMEP também concederá mais de 20 mil medalhas estaduais aos estudantes que obtiveram o melhor desempenho em suas respectivas unidades da federação.


Solenidade de gala no Rio de Janeiro
O evento que consagrou o estudante riopardense foi marcado por um clima de grande celebração à ciência. Subiram ao palco ao lado dos medalhistas a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva (Janja); a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o ministro da Educação, Leonardo Barchini; o governador interino do Rio de Janeiro, Ricardo Couto; e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Cavaliere. Na ocasião, também receberam homenagens os professores, secretarias municipais e escolas que se destacaram pelo desempenho de seus alunos.
O bicampeonato de Matheus Hernany enche de orgulho sua família, o Colégio Unigrau e toda a comunidade de São José do Rio Pardo, servindo de inspiração e mostrando a força do talento e do incentivo aos estudos em nossa região.

(Fonte de dados: IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada)









