Com a disponibilização de mais doses das vacinas contra a Covid-19, os municípios estão avançando na imunização e ampliando os grupos prioritários a serem vacinados. Nesta semana, os idosos com idade acima de 90 anos foram incluídos no cronograma de imunização, do estado.
A data para início foi marcada para segunda-feira (8), mas alguns municípios já iniciaram o processo. Veja como será a vacinação nesta semana nas cidades da região, quem pode ser vacinado e o que fazer para receber a dose:
São José do Rio Pardo
Os idosos acima de 90 anos, que são residentes nas áreas de cobertura dos ESFs serão vacinados em casa:
- Segunda-feira (8) – Região do Vale do Redentor e Natal Merli
- Terça-feira (9) – Região do Cassucci e Buenos Aires
- Quarta-feira (10) – Região do São José no período da manhã e do Domingos de Sylos à tarde
Os idosos da região central devem fazer o cadastro antecipadamente pelo vacinaja.sp.gov.br e leve leve a ficha impressa para que fique o menor tempo possível esperando a vacina no carro.
Aguaí
A Secretaria de Saúde começa na próxima segunda-feira (8), a imunização contra a Covid-19 nos idosos acima de 90 anos e profissionais de saúde da rede particular.
A vacinação dos idosos será das 13h às 16h.
Nos dias 8 e 10 (segunda e quarta-feira) – a vacinação acontecerá nas Unidades de Saúde da Cidade Nova e Vila Braga.
Nos dias 9 e 11 (terça e quinta-feira) – a vacinação será feita nas Unidades de Saúde do Santa Maria, Jardim Aeroporto e Centro de Saúde.
Os idosos dessa faixa etária devem comparecer na UBS mais próxima de suas residências munidos de documento oficial com foto e CPF.
Os idosos acamados dessa faixa etária serão vacinados em seus domicílios e os contatos serão feitos diretamente com cada familiar, de acordo com os cadastros das Unidades de Saúde.
A vacinação dos profissionais de saúde acontece na segunda-feira, das 9h às 16h, na sala de vacinação da Unidade Básica de Saúde do Jardim Aeroporto.
Período da manhã – farmacêuticos; fonoaudiólogos; terapeutas ocupacionais e psicólogos.
Período da tarde – cuidadores de idosos; profissionais de enfermagem que atuam em serviço de saúde e profissionais de consultórios médicos.
Os profissionais devem estar exercendo atividade comprovada e estarem munidos da carteira do Conselho de Classe ou comprovação do vínculo empregatício e documento com foto, além do CPF.
Caconde
A vacinação em idosos com 90 anos ou mais será realizada no Centro de Saúde localizado na Rua Floriano Peixoto, 205, Centro, das 7h30 às 14h30.
No momento da aplicação da vacina será exigido documento de identificação com foto e cartão SUS.
No caso de idosos acamados, a aplicação poderá ser realizada em domicílio. Para isso é necessário fazer o agendamento pelo telefone (19) 3662-7100.
Casa Branca
A vacinação dos idosos acamados com 90 anos ou mais começou na sexta-feira (5).
Já os idosos que podem se locomover irão começar a receber a vacina a partir de segunda-feira (8), juntamente com os profissionais da saúde da rede privada, na Escola Dr. Rubião Júnior, das 8h às 17h.
Os profissionais da saúde precisam apresentar um documento com foto, comprovantes de residência e comprovante de vínculo empregatício (holerite, contato ou carteira de trabalho) para se vacinar.
As pessoas desses grupos devem fazer o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br. O pré-cadastro não é agendamento, mas garante atendimento mais rápido.
Mococa
O departamento de Saúde de Mococa informou que os idosos acima de 90 anos devem procurar as salas de vacinas mais próximas de suas residências, munidos do CPF e documento com foto.
Idosos acamados serão vacinados em seus domicilios. Para isso é necessário fazer o cadastro e aqueles que não realizaram o cadastro devem procurar a unidade básica de saude.
A partir do dia 15 de fevereiro serão vacinados os idosos entre 85 e 89 anos.
Pirassununga
A vacinação para Idosos acima de 90 anos começa na segunda-feira (8) no CEM (Centro de Especialidades Médicas) das 7h às 16h, e será necessário apresentação de documento de identidade (RG, por exemplo) e do CPF (ou documento que contenha o número do CPF).
A entrada será pela Avenida Capitão Antônio Joaquim Mendes (portão ao lado da entrada da UMI / Unidade Materno Infantil).
Para os idosos com dificuldade de locomoção, o acompanhante deve apresentar o documento na sala de vacina e haverá possibilidade de vacinação no veículo.
Santa Cruz da Palmeiras
De segunda até o final da semana serão vacinados os idosos de 90 anos ou mais, no Centro de Saúde das 7h às 10h30 e das 13h às 15h30.
No dia 15 começara a vacinação de idosos com 85 anos ou mais. Pode ser por meio de drive-thru e apenas os acamados serão vacinados em domicílio.
São João da Boa Vista
A partir de terça-feira (9), a equipe da Vigilância Epidemiológica vai iniciar a vacinação em idosos acima de 90 anos e portadores de deficiência permanente grave maiores de 18 anos.
As 13 unidades de saúde de São João farão, na segunda-feira (8), uma busca para avaliar quais idosos precisam da vacina em suas casas e quais podem tomá-la na UBS.
Tapiratiba
Não será necessário a realização de pré-cadastro. Os idosos com mais de 90 anos devem apresentar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNS (Cartão Nacional SUS) e o comprovante de residência.
A vacinação será feita no antigo Mercado Municipal em frente ao Centro de Lazer das 8h às 19h.
Vargem Grande do Sul
A vacinação contra a Covid-19 em 606 idosos com 80 anos ou mais foi realizada no sábado (6) das 8h às 16h, nas seguintes salas de vacina:
Posto de Saúde “Dr. Edward Gabrioli” na Vila Polar;
ESF “Dr. Natalino Lopes Aliende” no Jardim Dolores;
ESF “Dr. ArcelinoAnadão” no Jardim Paulista;
UBS “Dr. Nabil Zarif” no Bairro Nossa Senhora Aparecida;
UBS “Dr Renato Jonas Milan” no Centro.
Fonte: G1 São Carlos