Aconteceu na tarde desta quinta-feira (21) na sala de vídeo do Centro de Saúde, uma coletiva de imprensa com a finalidade de informar a chegada da vacina CoronaVac e como o município de São José do Rio Pardo (SP) irá proceder na aplicação das doses recebidas.
Nesta primeira remessa, a DRS XIV de São João da Boa Vista repassou para o município 880 doses.
Simbolicamente, a primeira funcionária a receber a vacina foi a técnica de enfermagem Sueli Aparecida Francisco, 58 anos, que trabalha há 26 anos na rede municipal de saúde e é peça fundamental no setor de vacinação do Centro de Saúde e na Santa Casa.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Dr. Paulo Boldrin, este primeiro lote de doses recebidas dará para vacinar metade dos profissionais de saúde. “As informações que eu tenho, é que a distribuição das vacinas deverão ocorrer semanalmente, se recebermos o mesmo quantitativo de doses na próxima semana, concluiremos a vacinação neste grupo prioritário”, disse Paulo Boldrin.
Segundo Gisele Cristina dos Santos Flausino, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, atualmente a UTI da Santa Casa para a covid está com 80% de ocupação. Mesmo com a chegada da vacina, a população deve ficar atenta e seguir todos critérios de prevenção.
“A população tem que ter consciência de que as medidas de prevenção devem continuar. Não é porque chegou a vacina que devemos baixar a guardar, é apenas uma luz no fim do túnel para combatermos essa doença”, disse Gisele Flausino.
O Dr. Hamilton Torres, médico sanitarista, também participou da coletiva de imprensa e reforçou a medidas de prevenção que a população tem que tomar. “Usar máscara, álcool em gel, lavar bem as mãos, evitar aglomeração e manter o distanciamento, são as principais recomendações para evitar o contágio da Covid-19. Quanto à vacinação, a população pode ficar tranquila porque o Brasil é exemplo, nesta questão da aplicação da vacina. Assim como o país, São José do Rio Pardo está preparada para receber e vacinar a população”, disse o médico.
A vacinação é gratuita, mas será criteriosa. Para isso as pessoas serão cadastradas e receberão um cartão de vacinação que consta um QR Codes. Através deste cartão será feito um acompanhamento minucioso para controlar a aplicação da vacina.