A Unimed de São José do Rio Pardo obteve a maior pontuação entre todas as operadoras de saúde da região, na avaliação do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), ano-base 2019. O ranking foi divulgado essa semana pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
O IDSS é composto de um conjunto de indicadores definidos pela ANS, por meio do Programa de Qualificação de Operadoras (PQO). São agrupados em quatro dimensões: IDQS – Qualidade em Atenção à Saúde; IDGA – Garantia de Acesso; IDSM – Sustentabilidade no Mercado; IDGR – Gestão de Processos e Regulação. Em três delas – IDQS, IDSM, e IDGR, a Unimed Rio Pardo obteve a nota máxima.
“O resultado obtido no Índice de Desempenho retrata a maturidade com que a Unimed faz a sua gestão, pois, das quatro dimensões do programa, obteve nota máxima em três”, comenta Dr. Edmilson Rocha de Souza, Diretor Presidente da Cooperativa.
Macrorregião
A avaliação realizada anualmente pela ANS tem como base os dados extraídos dos sistemas de informações gerenciais da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde, que geram uma nota para cada operadora.
No ranking da macrorregião de Ribeirão Preto, a Unimed Rio Pardo conquistou a quinta posição, com nota 0,84, bem superior à avaliação de 2018, quando obteve nota 0,78. Vale salientar que a nota máxima do ranking é 1,00.
De acordo com a ANS, o IDSS “permite a comparação entre operadoras, estimulando a disseminação de informações de forma transparente e a redução da assimetria de informação, falha de mercado que compromete a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas no momento da contratação ou troca de um plano de saúde e a ampliação da concorrência baseada em valor no setor”.