Um tremor de terra de 2.7 na Escala Richter foi registrado em São Sebastião da Grama (SP) na noite de quinta-feira (24).
De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) o abalo, considerado de magnitude baixa, ocorreu por volta das 21h, próximo a divisa com Poços de Caldas (MG).
Pelas redes sociais, moradores de São João da Boa Vista, Espírito Santo do Pinhal (SP) e Poços de Caldas (MG) relataram ter sentido o abalo sísmico.
A cabeleireira Ana Paula Morais, de São João da Boa Vista, contou ao g1 que estava preparando o jantar quando sentiu o tremor.
“Ouvi um barulho muito forte como se fosse um trovão bem forte, aí senti as paredes e o chão tremerem. Até em tão achei que fosse chuva, mas aí abri meu Facebook e vi que não era, que era tremor, e eu havia sentido”, relatou.
O g1 tentou contato com a Defesa Civil de São Sebastião da Grama para saber se houveram chamados de ocorrências relacionadas ao tremor, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Sobre abalos
De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), tremores com magnitude de 2 a 4 são semelhantes ao impacto da passagem de um veículo grande e pesado. Magnitude entre 4 e 6 quebra vidros, provoca rachaduras nas paredes e desloca móveis.
Ainda segundo a RSBR, magnitude entre 6 e 7 provoca danos em edifícios e destruição de construções frágeis. Magnitude entre 7 e 8 danos graves em edifícios e grandes rachaduras no solo e magnitude entre 8 e 9 provoca destruição de pontes, viadutos e quase todas as construções e magnitude maior que 9 destruição total com ondulações visíveis.
Fonte: G1 São Carlos