A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde deverá lançar nos próximos dias a Campanha sobre o Mês Setembro Amarelo, que, é uma forma de conscientizar os munícipes sobre a prevenção de suicídios em São José do Rio Pardo. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”
De acordo com as informações, em São José do Rio Pardo é registrado uma média de 5 a 7 casos de tentativas de suicídios por semana, um número muito alto em comparação com o tamanho da cidade.
Destes casos, aproximadamente 96,8% estão relacionados a transtornos mentais, sendo em primeiro lugar a depressão, em segundo o transtorno bipolar e em terceiro o abuso de substâncias. Diagnóstico precoce e tratamento correto dos distúrbios mentais são caminhos que impactam diretamente na redução de óbitos.
No Brasil, a campanha Setembro Amarelo, tem como objetivo prevenir e reduzir esses números, realizando ações de conscientização junto a associações e órgãos governamentais, entre outros, para ter um maior alcance.
O “Setembro Amarelo” tem sua origem com o triste fato ocorrido no Estados Unidos, em 1994, onde o jovem Mike Emme, de 17 anos, após ter restaurado totalmente, um carro Mustang 1968, posteriormente pintando o carro de amarelo, suicidou-se dentro do carro em 8 de setembro.
O “Amarelo” foi tomado como cor simbólica da campanha, alusivo à cor que Mike pintou o carro. A Campanha de prevenção ao suicídio foi iniciada com referência ao fato de, no dia do velório de Mike, existir uma cesta, com centenas de cartões, onde estava presa uma fita amarela (em referência ao carro), com a frase “Se você precisar, peça ajuda”.
Esse tema assusta um pouco e nem todo mundo quer falar sobre isso. Mas conversar sobre o assunto, deve ser normalizado, para que sempre haja mais procura por ajuda. Jogue fora o seu preconceito, pois as doenças da mente, assim como as doenças cardíacas, renais ou endócrinas, são tratáveis.
O dia 10 de setembro é o dia oficial de prevenção ao suicídio, mas a iniciativa ocorre durante todo o mês. Em São José do Rio Pardo, os serviços de tratamento estão disponíveis no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) – telefone 3682-9365 e Saúde Mental – telefone 3682-7887.
(Informações: setembroamarelo.com)