Autoridades, especialistas e empresários se reúnem para discutir o futuro do saneamento básico na região.
Promovido pela prefeitura municipal através da SAERP em parceria com o Instituto Cidades Inteligentes e a Fundação Vanzolini com apoio da Câmara Municipal por meio da Escola do Legislativo, o Seminário da Água de São José do Rio Pardo levantou importantes discussões sobre o futuro do saneamento básico na cidade. O evento, que contou com a presença do Prefeito Marcio Zanetti, secretários, gestores e servidores municipais, empresários e representantes regionais, teve como objetivo principal apresentar estratégias e compartilhar ideias.
Norteado pela Fundação Vanzolini e pelo Instituto Movimento Cidades Inteligentes, o encontro abordou a avaliação da atual situação do saneamento básico e as necessidades para cumprir as metas estabelecidas no novo marco legal do setor. Com a recente implementação do “Novo Marco Regulatório do Saneamento” (Lei Federal 14.026, de 15 de julho de 2020), que busca ampliar a participação da iniciativa privada e promover novos investimentos, o debate ganha ainda mais relevância.
“É fundamental que a gente tenha a oportunidade de debater com a sociedade, apresentando soluções que sejam sustentáveis ao longo do tempo. Então esse é o nosso objetivo hoje, é identificar as necessidades e apresentar as oportunidades e que elas possam ser implementadas no menor espaço de tempo possível”, destacou Marcio Zanetti.
Durante o seminário, Daniel Cobra, Superintendente da SAERP, destacou a parceria entre a prefeitura e instituições como o Instituto Cidades Inteligentes e a Fundação Vanzolini para o desenvolvimento de um plano que impactará não apenas São José do Rio Pardo, mas também outras localidades da região.
“É um trabalho que está avaliando tanto a questão da água, esgotos, resíduos sólidos e drenagem urbana e o modelo de gestão que nós vamos escolher para o futuro. São José é uma cidade com muitos recursos naturais, um rio muito rico e esse trabalho é importante não só para São José, mas para as outras cidades devido ao impacto que gera”, comentou.
Luigi Longo, Presidente do Instituto Cidades Inteligentes, ressaltou a necessidade de entender a realidade do saneamento para impulsionar o crescimento sustentável da cidade: “O Prefeito Marcio deu o primeiro passo, que é a busca do entendimento da real situação do saneamento, trazendo a Fundação e o Instituto para desenvolver esse estudo. É através principalmente da Fundação Vanzolini, o Instituto como um assessoramento ao município no desenvolvimento desse diagnóstico que a gente vai apresentar hoje para o município, trazendo essa realidade para um tema tão importante, que é a saúde, que é meio ambiente, que é desenvolvimento. Uma cidade sem água, sem esgoto, sem estratégia para o seu tema de saneamento básico, perde sua chance de crescer sustentavelmente” finalizou Luigi.
Diante do desafio de garantir o acesso universal ao saneamento básico, o Seminário das Águas de São José do Rio Pardo representa um passo importante na busca por soluções sustentáveis e eficientes para a região.
“Esse seminário ampliou a nossa visão do que precisa ser feito nos próximos anos e como nós podemos contribuir diante desse projeto, que eu acredito que vai ser de bastante importância e com muita inovação“, afirmou Rodrigo Lemes, Diretor Administrativo da Rioplastic, enfatizando a importância da participação do setor privado e da inovação para contribuir com o projeto.
Por Michelle Oliveira