Há 39 dias com ocupação de UTI Covid-19 igual ou superior 100%, São José do Rio Pardo (SP) chegou ao recorde de 200% nesta quarta-feira (14).
De acordo com o secretário de Saúde do município, Paulo Boldrin, com a superlotação já foi preciso intubar pacientes na enfermaria.
“A situação que ficou tão difícil que, em algumas semanas, a nossa enfermaria do pronto-socorro, que é uma enfermaria de transição até a Santa Casa ter vaga, teve momentos de pacientes ficar intubado. Chegamos bem perto do colapso”, afirmou.
Desde 8 de março, a UTI do hospital da cidade que tem 5 leitos, tem aberto leitos extras. Nesta quarta o número de internados era o dobro da capacidade, com 10 pacientes.
Ele disse que 5 novos leitos de UTI estão sendo criados e devem estar em operação até sexta-feira (16). “Conseguimos a autorização e agora faltam alguns detalhes técnicos”, afirmou Boldrin.
Enfermaria
A enfermaria também enfrentou dias de superlotação no último mês, mas desde segunda-feira tem operado com menos de 100%. Nesta quarta-feira, a taxa de ocupação é de 84%.
Um dos motivos da queda é o aumento do número de leitos, que mais que dobrou. Em março, eram 9 e em abril são 19.
De acordo com o boletim epidemiológico além dos 26 pacientes estão internados no hospital local, há três pacientes internados em hospitais da região, sendo dois na UTI e um em quarto.
Rio Pardo tem 3.303 casos positivos e 82 mortes por Covid-19.
Fonte: G1 São Carlos