Iniciativa da Prefeitura Municipal busca transformar descarte irregular em consciência ambiental
Quem nunca se deparou com um sofá jogado em um terreno baldio ou uma TV velha abandonada na calçada que atire a primeira pedra!
O descarte irregular destes materiais inservíveis vem sendo um problema global, afetando os mais diferentes endereços.
Em São José do Rio Pardo, a Prefeitura transformou um antigo ponto de descarte irregular de materiais inservíveis em um espaço para o descarte consciente e correto, o Ecoponto Municipal, inaugurado na última quinta-feira (07) na Rua Henry Nestlé, bairro Vila Formosa, próximo a fábrica da Nestlé.
Vereadores, secretários e gestores municipais, membros da cooperativa Recicla SJ Rio Pardo, servidores e outros profissionais que irão atuar no local tiveram a oportunidade de conhecer de perto as instalações durante a inauguração deste recurso que marca um grande passo rumo à sustentabilidade.
Durante a solenidade o Prefeito Marcio Zanetti, ressaltou que esta iniciativa faz parte de um conjunto de ações estratégicas que buscam garantir uma cidade mais limpa. “Uma das principais preocupações que a gente tem é de permitir que as pessoas, os moradores do nosso município, tenham um local preparado e sempre à disposição para receber os diversos tipos de recicláveis, os diversos tipos de inservíveis”, destacou.
Equipado com PEVs (Ponto de Entrega Voluntária de Recicláveis) o Ecoponto que funcionará de segunda a sábado das 7h às 19h receberá móveis velhos, eletrodomésticos, entulhos de obras, podas entre outros materiais que muitas vezes são descartados em vias públicas, terrenos baldios e até mesmo no rio ocasionando desde problemas de saúde, além de aumentar os gastos com a limpeza pública.
Materiais recicláveis como papel, papelão, vidro e alumínio também podem ser levados para este local e de lá serão encaminhados para a triagem.
Para Sara Di Pietro, diretora da fábrica Nestlé na região, o Ecoponto representa um avanço significativo. “Nós somos vizinhos aqui, então assim, era um descarte totalmente desgovernado, desorganizado, qualquer tipo de produto que gera cheiros, odores, pode gerar até um descontrole e uma disseminação de pragas, que é super importante, nós temos um controle muito forte em relação a isso” reforçou.
Além de guarita, o Ecoponto foi equipado por câmeras de segurança, em busca de coibir o possível descarte irresponsável, evitando que o cenário deixado no passado se repita no local.
“Nesse espaço, nós tínhamos infelizmente um lixão a céu aberto, onde eram descartados diversos de forma totalmente inconsciente. Então, a ideia é que a gente organize e conscientize as pessoas a fazer esse descarte de forma correta” concluiu Rogério Machado, Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Zeladoria que ficará responsável pela empreitada junto a manutenção e funcionamento do local.
Por Michelle Oliveira