A Prefeitura de São José do Rio Pardo (SP) publicou um decreto, nesta terça-feira (30), com medidas mais restritivas à circulação de pessoas durante os próximos dois fins de semana para tentar controlar a disseminação do novo coronavírus.
Até o último boletim, divulgado na noite de segunda-feira (29), Rio Pardo estava com 120% de ocupação na UTI e 233% na enfermaria. A cidade já registrou 68 óbitos pela doença, 25 delas ocorridas em março.
Segundo o decreto, das 20h de sábado (3) às 5h de segunda-feira (5) e das 20h de 10 de abril às 5h de 12 de abril haverá a suspensão do transporte coletivo e o fechamento para atendimento presencial de todos os estabelecimentos comerciais, inclusive supermercados e postos de combustíveis.
Fica autorizado apenas o funcionamento de:
- Hospitais públicos e privados, estabelecimentos e serviços de saúde (inclusive clínicas veterinárias) para atendimento de urgência e emergência, farmácias e drogarias, limpeza pública, serviços funerários, manutenção dos serviços essenciais pelo Poder Público, serviços de vigilância patrimonial e atividades industriais.
- Postos de gasolina poderão abastecer somente veículos oficiais, de empresas funerárias e ambulâncias;
- A rede de hospedagem podem funcionar seguindo os protocolos de segurança contra a Covid;
- Serviços de imprensa;
- Demais estabelecimentos e serviços podem funcionar apenas no sistema delivery (24 horas).
O decreto também prorroga até 12 de abril, o toque de restrição das 20h às 5h. Quem descumprir as medidas poderá ser multado em R$ 139,09 (pessoa física) ou R$ 4.868,15 (pessoa jurídica).
A fiscalização será feita pelas secretarias municipais de Saúde, por meio dos servidores da Fiscalização em Vigilância Sanitária, e Gestão, por meio da Divisão de Fiscalização, com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.
Fonte: G1 São Carlos