A Prefeitura de São José do Rio Pardo (SP) anunciou neste sábado (13), durante uma live no Facebook, que irá abrir mais 10 leitos de enfermaria para tratar pacientes com Covid-19 na cidade e uma sala de emergência para pessoas que chegam em estado crítico.
Até o último boletim epidemiológico publicado na sexta-feira (12), a cidade somava 2.524 casos de coronavírus, entre eles, 53 óbitos.
Além disso, a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria estava 177,7%, já que sete leitos extras precisaram ser abertos para atendimento de pacientes. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estava em 120%, já que um leito extra precisou ser aberto.
Novos leitos
De acordo com o secretário de saúde, Paulo Boldrin e o com diretor do Pronto-Socorro, José de Paula Neto, os novos leitos de enfermaria e emergência já estarão disponíveis para a utilização na próxima segunda-feira (15).
Durante o pronunciamento, Boldrin disse que os novos leitos serão instalados no parte superior do pronto-socorro e que o objetivo é desafogar a Santa Casa.
O diretor do pronto-socorro explicou que as novas instalações serão feitas onde era a sala de inalação e a enfermaria de repouso do hospital e justificou que as mudanças estão sendo feitas diante do agravamento da pandemia na cidade.
“Estamos tendo uma alta demanda de pacientes críticos e pacientes mais jovens, que de 50 a 60 anos, que estão demorando mais nas internações, estão ocupando os leitos por mais tempo e sobrecarregando a rede de saúde, não só da nossa cidade, como no país inteiro”, explicou Neto.
Fonte: G1 São Carlos