O café Geisha, produzido na Fazenda Rainha, em São Sebastião da Grama (SP), foi vendido por R$ 84,5 mil a saca de 60 quilos, no leilão dos cafés vencedores do Cup of Excellence 2023.
É o maior valor pago para um café brasileiro de via seca. Para se ter uma ideia, a cotação de uma saca de 60 kg de café arábica está, em média, R$ 980.
Os grãos, da Orfeu Cafés foram vendidos para a empresa japonesa Sarutahiko Coffee, que arrematou três sacas no leilão, que ocorreu em 6 de dezembro.
Participaram do leilão de cafés especiais outras 29 amostras premiadas no Cup of Excellence, que é organizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).
O lote do Geisha foi o vencedor da categoria via seca. O presidente da Orfeu, Ricardo Madureira, atribuiu o valor conquistado no leilão à qualidade do tipo Geisha e ao método via seca.
“É mais difícil atingir alta qualidade na via seca, porque não se lava o grão depois da colheita. Isso exige acertar o momento da recolha do café. Por secar na planta, o açúcar da polpa passa para dentro do grão e dá uma bebida mais doce”, disse.
Em 2024, uma edição especial do lote comprado pelo Japão será preparada para comercialização.
A Fazenda Rainha está localizada na região da Serra da Mantiqueira, a uma altitude que varia entre 1.100 e 1.570 metros. É a fazenda mais premiada e a que detém a lavoura de café mais alta do Brasil e, atualmente, concentra o maior plantio da variedade Bourbon Amarelo no país. Na propriedade também há o cultivo de oliveiras para a produção de azeite.
Companhias da Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Bulgária, Coreia do Sul, Estados Unidos e Noruega também arremataram cafés.
Fonte: G1 São Carlos