O rio-pardense Alexandre Alves, conhecido como Xandy, conquistou o título de campeão estadual no último fim de semana, durante evento realizado na Sociedade Hípica Paulista, o primeiro e mais tradicional centro hípico de São Paulo e do Brasil, fundado em 1911 no Brooklin, zona sul da capital. A Federação Paulista de Hipismo organizou a Taça São Paulo (para profissionais) e o Campeonato Paulista (para amadores).
Xandy é treinado por Antonismar Capello Donabela, mais conhecido como Mazinho, que foi auxiliar da equipe técnica da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. Aos 40 anos, Xandy iniciou em 2023 seus treinamentos no Centro Hípico Xingu (CHX), localizado na estrada Ayrton Capello, próximo ao bairro Domingos de Sylos. No CHX, são oferecidos treinamentos de adestramento, salto e equitação para adultos e crianças, além de equoterapia e aluguel de baias. O centro, que começou suas atividades em 2006 no rancho Cadãozinho, tem se destacado na região.
A primeira competição de Xandy ocorreu ainda em 2023, em Vargem Grande Paulista, na região metropolitana de São Paulo, onde ele se destacou ao vencer no grau 1 da modalidade, que reúne atletas com alto grau de comprometimento. Em maio deste ano, Xandy brilhou no Desafio Brasil de Paradestramento, realizado em Três Pontas, Minas Gerais, promovido pela Confederação Brasileira de Hipismo.
O esporte paralímpico em São José do Rio Pardo teve início em 2009, com a natação, seguido por atividades em atletismo e, no início de 2023, a bocha. Em 2015, foi constituída a Associação Riopardense Esportiva e Paradesportiva do Idoso e do Deficiente (AREPID), que continua a oferecer treinamentos semanais e a participar de competições em todo o Brasil. O professor universitário Sérgio Henrique Braz é um dos precursores e incentivadores do esporte paralímpico na cidade.
A SEMEL (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer) da Prefeitura de São José do Rio Pardo tem sido uma das principais apoiadoras do esporte paralímpico na cidade. “Nosso município se enche de orgulho ao ver seus talentos brilharem, mostrando ao mundo que a superação é mais do que uma virtude; é uma marca registrada dos rio-pardenses”, destaca o prefeito Márcio Callegari Zanetti. “O esporte desempenha um papel fundamental na inclusão e igualdade de oportunidades”, conclui Nelson Leandro Capiteli, recém-empossado secretário de governo na SEMEL.