Entre as noites de 30 e 31 de outubro, a Câmara Municipal promoveu as Solenidades para entrega do Prêmio Professor Paulo Freire deste ano. O mesmo, promovido pelo Legislativo Municipal, é um importante reconhecimento social da área educacional, e é concedido anualmente a professores, alunos, profissionais da educação e professores aposentados de escolas públicas e privadas do município, por indicação das próprias escolas.
Ele também reconhece os projetos educacionais relevantes, desenvolvidos e implantados durante o ano pelas comunidades escolares. Neste ano, o Legislativo Municipal recebeu 19 projetos, de 16 escolas, sendo que dois deles venceram esta edição, da E.E. Dr. Cândido Rodrigues e do Colégio Unigrau.
Ao todos, em ambas noites, 112 homenagens foram promovidas para os indicados de escolas municipais, estaduais, particulares, Escola de Educação Especial Cáritas, Sociedade Lar da Infância, Fundação Educacional e ETEC “Profº Rodolpho José Del Guerra”, sendo que todos os homenageados foram escolhidos pelas próprias unidades escolares. Os dois cerimoniais das Solenidades foram conduzidos pela chefe de gabinete parlamentar Natália Tiezzi Manetta, que também promoveu as apresentações dos indicados.
Na primeira noite de homenagens, a Solenidade contou com a presença do prefeito Marcio Zanetti, do 1º Sargento e Chefe de Instrução Welton Monteiro Farias, da secretária municipal de Educação Mariana Panizza, da presidente da Câmara, vereadora Lúcia Libânio, do vereador professor Rafael Kocian, autor do Projeto de Resolução que deu origem ao Prêmio, e dos vereadores Fernando Gomes, Moraci Bállico e Rubens Lobato Pinheiro Neto, além da vereadora eleita à Legislatura 2025-2028 Priscila Abreu.
E na segunda noite, as autoridades presentes foram a vice-prefeita Algemira Pinheiro de Souza, a supervisora de Ensino Maria Fernanda Siqueira Dias, a secretária Mariana Panizza e os vereadores Lúcia Libânio, Rafael Kocian, Rubens Lobato Pinheiro Neto, Moraci Bállico, Antônio José Quessada Neto e Eduardo Ramos.
O Plenário e dependências da Câmara ficaram tomados pelo grande público que compareceu nas Solenidades, principalmente formado pela comunidade escolar e familiares dos homenageados.
PROJETOS VENCEDORES E HOMENAGENS
O Projeto intitulado “Banda Marcial Escola Estadual “Dr. Cândido Rodrigues”, da escola que leva o mesmo nome, e o projeto intitulado “Vamos Falar sobre Doação de Órgãos”, do Colégio Unigrau foram os projetos premiados com o “Professor Paulo Freire” nesta edição.
O professor e regente da Banda Marcial da E.E. Dr. Cândido Rodrigues, Ricardo Aparecido Pedro, destacou que a mesma foi um sonho que, ao longo de quase 30 anos, vem se tornando realidade. “Embora diante de muitas dificuldades não desistimos. Muitas foram e são as conquistas e também os desafios ao longo de todos esses anos. Gostaria de fazer um pedido à toda a comunidade rio-pardense para que unamos forças à manutenção das fanfarras e bandas, que são patrimônios do município”, disse.
Já a professora Eloni Junqueira Andrade explanou sobre o projeto vencedor do Colégio Unigrau, ressaltando a importância de se divulgar mais sobre a doação de órgãos. “Nossos alunos desenvolveram todo o projeto, que foi apresentado e contou com a participação de profissionais da CIHDOTT – Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, da Santa Casa de Misericórdia, e convidados que tiveram experiências relativas ao tema, sendo uma doadora e dois transplantados. É preciso que a sociedade conheça mais sobre essa Comissão do hospital, que se fale mais sobre doação de órgãos. Que esse nosso projeto seja um incentivo a tudo isso”.
Além do Prêmio a ambas escolas, as demais que apresentaram seus projetos educacionais também foram agraciadas com Moções de Congratulações.
ESCOLA: MUITO ALÉM DA SALA DE AULA
Em seus discursos, as autoridades agradeceram, enalteceram e parabenizaram aos homenageados, destacando que ninguém faz Educação sozinho – que a mesma é uma construção, uma união de muitos para um único propósito: abrir caminhos, elevar conhecimentos e, principalmente, melhorar a vida de crianças, jovens e adultos, já que para estudar não se tem idade, mas sempre terá que ocorrer a vontade.
O vereador Kocian lembrou da importância de a família estar presente na vida escolar dos alunos, como incentivadores à Educação, e que ela mudou sua vida, não apenas na escolha da profissão, já que é professor, assim como boa parte de seus familiares, mas em suas condutas e percepções como cidadão.
Já o prefeito Marcio Zanetti afirmou que o conhecimento permite a cada um mais dignidade, mais oportunidades, mais inclusão e para isso investir em Educação é fundamental como, aliás, o município vem fazendo até mesmo além do percentual obrigatório de repasses nos últimos quatro anos.
A secretária Mariana Locatelli observou que o Prêmio é um grande incentivo para que todos continuem firmes em seus propósitos: desde os professores, alunos e profissionais que atuam nas unidades escolares, pois só a soma dos esforços garantirá o êxito na Educação.
A presidente, vereadora Lúcia Libânio, também parabenizou a todos os homenageados e escolas participantes, encerrando com um discurso marcante, sendo destacado aqui alguns fragmentos: “Admiráveis mestres, sejam como as ondas que vão e vem, tenham atitudes que lhes permitam o compartilhar saberes e também edificar vidas. Usem sua voz para fortalecer nossos jovens e os guiar na ressaca da maré, para que possam escolher as melhores e mais seguras ondas. Agradeço aos mestres que tive e a todos que aqui estão por terem escolhido ser voz e onda branda no meio do caos, guiando sempre nossos jovens e os auxiliando a desvendar seu futuro”.
Fotos e Fonte: Câmara Municipal