O período outono/inverno pode ser considerado um dos mais bonitos do ano, o clima se torna mais agradável e a paisagem se revela muitas vezes um atrativo para boas recordações.
Entretanto, esse período trás consigo a estiagem e junto a ela, as tão temidas queimadas, tanto na área urbana como rural. A Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo, atenta à essa problemática, vem tomando várias atitudes, entre elas a inserção dos produtores rurais no projeto AGRO REDE, o qual possui como um dos programas o FOGO ZERO.
O programa consiste em treinar e qualificar os produtores rurais em relação ao combate de incêndios, com o apoio da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Em relação as queimadas criminosas, o município possui a lei municipal nº 5.119/2018, a qual prevê multas de até 14 mil reais a quem for pego ateando fogo em território do município.
Além das multas o infrator fica também obrigado a reparar os danos causados. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ressalta que toda e qualquer ação criminosa deve ser denunciada pelos telefones 153 ou 3682-7870. Corpo de Bombeiros telefone 193 e Polícia Militar 190.