Revitalização acontecerá nos imóveis e em todo o complexo contemplando a pavimentação e o paisagismo.
Construído há mais de 30 anos com a proposta de oferecer moradia digna para as famílias em situação de vulnerabilidade social de São José do Rio Pardo, o Programa Habitacional Profast reúne hoje 20 prédios que oferecem 80 espaços habitacionais localizados na região do bairro Cassucci.
Desde que foi fundado o local não recebeu reformas, serviço este muito reivindicado pelos moradores que durante anos sofrem com as situações precárias dos imóveis.
Cenário este que poderá ficar no passado: na última segunda-feira (19), o prefeito Marcio Zanetti anunciou em uma reunião promovida no Barracão Social do Profast a retomada das obras desse programa crucial para a comunidade.
Durante o encontro, que também reuniu representantes da empresa vencedora da licitação que fará a obra, secretários e gestores municipais, vereadores e moradores, Marcio Zanetti destacou que a reforma irá contemplar todos os imóveis com diversas ações como a substituição de portas e janelas.
O Secretário de Planejamento e Obras, Luiz Paulo Cobra Monteiro reforçou ainda que a obra inclui também a pavimentação e paisagismo em todo o complexo.
“A estrutura é muito boa, foi muito bem feita, é alvenaria armada, mas precisa trocar as janelas para fazer várias reformas, principalmente internamente, para deixar o prédio novamente em condições de uma habitação digna”, comentou Luiz Paulo Cobra.
As famílias que residem no local são previamente analisadas e triadas pela Secretaria de Assistência e Inclusão Social através do Departamento de Habitação Social, que desempenha um papel fundamental na gestão do Programa Profast e já vem realizando o atendimento para a iniciativa, beneficiando os moradores com o aluguel social para sair durante esse período, para quando terminar a obra, possam retornar com uma moradia mais digna.
“Hoje eu me sinto confiante, porque eu creio que, em Deus, chegou o tempo nosso da nossa mudança e eu creio que está aí”, comentou esperançosa a moradora do Profast, Andresa Souza.
Por Michelle Oliveira