A equipe da Polícia Militar composta pelos soldados Parra e Vasconcelos estava em patrulhamento pela avenida dos Braghettas, em local conhecido como ponto de tráfico de drogas, quando veio a visualizar um veículo Fiat Uno em frente uma biqueira, sendo que o condutor ao perceber viatura policial, veio a empreender fuga sentido ao bairro Eduardo Cassucci, em São José do Rio Pardo.
Suspeitando do veículo que estava com dois ocupantes, os policiais identificaram o condutor do Uno e solicitaram apoio na tentativa de abordá-lo. Foi realizado acompanhamento e o condutor do Uno acabou parando o veículo em frente uma residência, ainda pela avenida dos Braghettas, acatando ordem de parada.
Os policiais realizaram abordagem e na busca pessoal nos dois ocupantes, nada de ilícito foi encontrado. Questionados, os indivíduos informaram que foram até a biqueira para comprar drogas.
Ao averiguar o interior do Uno, os policiais localizaram uma Pistola Taurus 380 (PT 58 HC Plus) capacidade de 15 mais um tiro, contendo um carregador com 15 munições intactas. Indagados sobre a arma, um homem de 49 anos que estava como passageiro, apresentou a documentação do armamento, mas estava vencida desde o ano de 2016. Os policiais informaram o CGP 3 da Polícia Militar, que rapidamente chegou ao local em apoio.
Diante dos fatos, o homem de 49 anos recebeu voz de prisão por Posse e Porte Ilegal de Arma e foi conduzido para a Delegacia de Polícia, onde o delegado de plantão determinou que a ocorrência fosse apresentada na Central de Flagrantes, em Casa Branca. Depois de ser ouvido, o homem foi liberado.
O armamento ficou apreendido na Delegacia de Polícia de São José do Rio Pardo, com o compromisso do proprietário da arma em regulamentar toda documentação. O Uno foi recolhido para o pátio da delegacia, pois estava com os pneus traseiros e dianteiro lado esquerdo, totalmente carecas.