Um homem foi multado em R$ 10.500,00 pelo 5º Batalhão da Polícia Militar Ambiental nesta terça-feira (27), por manter aves em cativeiros em sua residência no bairro Vila Lambari, em Mococa (SP).
De acordo com as informações, os policiais 1º Sargento Melizi e Soldada Eduarda em atendimento a demanda operacionais visando combater a manutenção ilegal de aves silvestres em cativeiro, foi logrado êxito pela equipe em constatar a veracidade dos fatos.
Na residência do indiciado, foram localizadas 12 aves da fauna silvestre, sendo 10 desprovidas de anilhas de identificação e uma delas considerada em extinção, além de 2 aves anilhadas, porém, o denunciado não é criador amadorista.
Diante dos fatos, foi elaborado Auto de Infração Ambiental na modalidade de multa simples, por infringir o parágrafo 3 inciso III do artigo 25 da resolução SIMA 005/21, sem prejuízo da responsabilidade penal.
Depois as aves foram reintroduzidas à natureza, exceto as duas anilhadas que serão destinadas a um Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em data oportuna.