Nesta quinta-feira, 25 de abril, a Delegacia de Polícia de Itobi recebeu uma denúncia da Associação Adote um Amigo sobre um cachorro abandonado no bairro União. O delegado Dr. Thiago Rubim determinou aos policiais verificarem o caso, resultando na localização do animal em estado de desnutrição e abandono.
Apurou-se que os antigos moradores do local se mudaram, deixando o cão à própria sorte. Os policiais resgataram o animal e o encaminharam à Associação Protetora dos Animais de Casa Branca, onde recebeu tratamento veterinário e está sob os cuidados para futura adoção.
Certificada a segurança do cachorro, o delegado instaurou inquérito policial para responsabilizar os responsáveis pelo abandono do animal, um crime sujeito a pena de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição de guarda de animais.
O Dr. Thiago agradeceu o apoio das associações e declarou que os atos de crueldade contra animais devem ser combatidos com rigor. “Atualmente a lei é rígida para garantir que os responsáveis sejam identificados e punidos. É fundamental que a sociedade se conscientize sobre a importância da posse responsável dos animais, que devem ser tratados com respeito e dignidade”, finalizou.
Segundo o delegado, o cão ficou abandonado alguns dias. Os moradores se mudaram e os vizinhos denunciaram no outro dia, chegando a informação até a Delegacia. Mas pelas condições de desnutrição já não vinha sendo alimentado.
Os responsáveis já foram identificados, mas o paradeiro por ora ainda é incerto. O caso está sendo investigado.
Foto e Vídeos: Polícia Civil