Nesta quarta-feira, 30 de setembro, a Polícia Civil do Estado de São Paulo está comemorando mais um aniversário e 179 anos de muito trabalho realizado em prol da segurança da população paulista.
Com a função de exercer as atividades de polícia judiciária e investigação criminal, a Instituição conta atualmente com mais de 24 mil profissionais, entre delegados, investigadores, escrivães, agentes policiais e de telecomunicação, papiloscopistas e auxiliares de papiloscopistas.
Esses policiais, que atuam diuturnamente para identificar e prender criminosos, integram as mais de 1,4 mil unidades espalhadas pelo Estado, que contemplam delegacias, seccionais, departamentos e especializadas, como as Delegacias de Defesa da Mulher (DDM), do Idoso, da Pessoa com Deficiência, de Atendimento ao Turista (Deatur), de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade), do Metropolitano (Delpom), entre outros.
Essas unidades são subordinadas à Delegacia Geral de Polícia, localizada na Capital e chefiada pelo delegado de polícia Ruy Ferraz Fontes.
Tecnologia
Há que se destacar o uso da tecnologia e inteligência policial no trabalho da Polícia Civil. Como alguns exemplos, pode-se citar o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), órgão responsável pela identificação por meio de digitais que muito têm auxiliado tanto na emissão de RGs como na identificação de corpos e autores de crimes.
Outra frente de destaque é o Laboratório de Arte Forense do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que produz retratos em 3D de pessoas a partir de pouc as características, contribuindo com o encontro de desaparecidos e também ajudando a solucionar crimes.
Fonte: Portal RP 10