Após receber denúncia anônima sobre maus tratos a animais (cachorros) na última quinta-feira (29), a Polícia Civil de São José do Rio Pardo foi até uma chácara que fica às margens da rodovia Lupércio Torres e conseguiu encontrar um Canil Clandestino, onde o proprietário de 78 anos, mantinha em cativeiro 20 cachorros da raça Pinscher.
Questionado, o idoso alegou que cuidava dos animais com comida, água e remédios, mas foi constatado que o local era totalmente inapropriado para criar os cachorros. Um médico veterinário foi acionado, o qual constatou que alguns animais estavam bastante debilitados, com sarna e as baias de madeira estavam sujas, sem higiene.
A chácara fica no bairro Santa Luzia e no local, os policiais civis localizaram em cativeiro 3 cachorros machos adultos, 8 fêmeas adultas e 9 filhotes (3 machos e 6 fêmeas). Os policiais entraram em contato com ONG de Proteção Animal de São José do Rio Pardo para recolher os animais, como não foi encontrado um local para acolher os 20 cachorros, algumas pessoas de Proteção Animal entraram em contato com a ONG Jurema de Aguaí, a qual se prontificou em recolher e cuidar dos animais.
Os cachorros foram resgatados e conduzidos para a Delegacia de Polícia, juntamente com o proprietário da chácara, o qual foi ouvido e liberado.