A Polícia Ambiental de São João da Boa Vista (SP) resgatou 13 canários da terra mantidos em cativeiro na terça-feira (28).
Os pássaros estavam em uma residência e sem licença dos órgãos ambientais. Diante dos fatos, foram lavrados os respectivos Autos de Infração Ambiental no valor total de R$ 95.500,00, por violação dos artigos 25 e 29 da Resolução SIMA 005/21 (tratando-se de infrator reincidente, específico e genérico) sem prejuízo da apuração da responsabilidade penal.
Após uma denúncia, os policiais foram até uma casa e constaram que as aves sofriam maus-tratos, já que todos estavam em uma pequena gaiola, amontoados, com água e alimentação inadequada. Os animais foram apreendidos e soltos em uma área de mata.
Foram elaborados dois autos de infração: um ambiental por “caçar, apanhar, coletar ou utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão”.
O outro por “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”.
Fonte: G1 São Carlos