Um morador de São João da Boa Vista foi multado nesta quinta-feira (27) pela Polícia Militar Ambiental em R$ 5.500,00 reais, por manter aves silvestres em cativeiro combinado com caça.
A equipe composta pelo 1º sargento Melizi e cabo Pedro compareceu ao local dos fatos em apoio ao Policiamento Territorial (VTR I-24130) composta pelo cabo PM Gonzalez e cabo PM Valim, os quais em atendimento à denúncia de pássaros em cativeiro constataram a veracidade dos fatos.
Foram constatadas 10 aves da fauna nativas silvestres mantidas em cativeiro sem autorização do órgão ambiental, bem como, um alçapão armado e acoplado a uma gaiola com uma ave nativa sendo utilizada como chama.
Diante dos fatos, foram lavrados dois Autos de Infração Ambiental na modalidade de multa simples por violação do artigo 25 CAPUT c/c 25, § 3º, III da Resolução SIMA 05/21, sem prejuízo da responsabilidade penal.
Nove aves foram reintroduzidas no habitat natural devido ao seu estado selvático e um psitacídeo (Maritaca) permaneceu depositado com o infrator devido ao estado de domesticação e, portanto, inapto à soltura.
Fotos: Polícia Militar Ambiental