A Polícia Militar Ambiental multou um morador de São João da Boa Vista nesta sexta-feira (27) em R$ 10.700,00 reais, por caçar espécime da fauna silvestre sem licença da autoridade competente, por ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre nativa sem licença da autoridade competente e por reintroduzir na natureza espécime da fauna silvestre sem parecer técnico oficial.
Os policiais 1º tenente Laurindo e cabo Eduarda, durante “Operação Feriados, Operação Impacto e Operação Piracema”, em atendimento a denúncia de pássaros silvestres em cativeiro, a equipe logrou êxito em localizar duas armadilhas tipo alçapão armadas, sendo que uma delas estava com um exemplar de Coleirinho recém capturado, qual foi libertado pelo infrator no momento da fiscalização.
Ainda em vistoria, identificamos que o criador amador de passeriformes possuía em seu plantel 16 aves sem anilhas de identificação. Foram apreendidas 02 Armadilhas (Alçapão), 39 Pássaros Nativos, 49 Gaiolas e um Viveiro.
Os animais aptos a soltura foram libertados em local adequado após emissão de laudo.
Face ao exposto, foi lavrado os Autos de Infração Ambiental na modalidade de multa simples nos termos dos artigos 25 caput, 25, §3°, III, e artigo 26, §2°, I, todos da Resolução SIMA 005/21, sem prejuízo das providências na esfera penal.
Fotos: Polícia Militar Ambiental