Uma madeireira foi multada em mais de 5 mil reais nesta sexta-feira (07) pela Polícia Militar Ambiental, em São João da Boa Vista (SP). Foram aplicadas três multas, que totalizando soma R$ 5.530,32 reais.
Em decorrência da Operação Impacto e semana do Meio Ambiente, as equipes composta pelos policiais 1º Sargento Melizi e Cabos César, Cabo Eduarda e soldado Monteiro procederam fiscalização em pátio madeireiro, onde após a mensuração minuciosa de todo estoque de madeira nativa existente no pátio, valendo-se do método de conferência peça a peça por espécie e tipo de corte em confronto com os seus respectivos DOF (Documentos de Origens Florestais) as equipes lograram êxito em constatar 9,600 metros cúbicos de madeira nativa que foram “vendidos” de maneira ilegal (estoque em déficit) e 14,9456 metros cúbicos de madeira nativa que foram “adquiridos” de maneira ilegal (estoque em excesso).
Diante dos fatos, foram elaborados os Autos de Infração Ambiental com sanção de advertência e multa simples, totalizando R$ 5.530,32 por “vender e adquirir ” madeira ilegal nos termos do parágrafo 1º do artigo 47 da Resolução SIMA 005/21, sem prejuízo da responsabilidade penal.
A madeira em excesso foi apreendida e permaneceu depositada ao infrator até a deliberação do atendimento ambiental.
Fotos: Polícia Militar Ambiental