São José do Rio Pardo foi palco da terceira etapa do projeto Paradens (Programa de Desenvolvimento Paralímpico), que é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio das Secretarias de Estado de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com apoio da Secretaria Estadual de Esportes.
O evento visa fomentar o esporte paralímpico de base com aulas práticas de capacitação e aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades destacadas: Bocha, Vôlei Sentado, Natação Paralímpica e Goalball.
O evento começou com cerimonial de abertura na última terça-feira (22) e foi concluído nesta sexta-feira (25), no Ginásio do Rio Pardo FC.
Na oportunidade, aproximadamente 10 cidades e 60 professores de educação física da região estiveram participando do Paradens. “Gostaria de agradecer o Rio Pardo FC, através do seu presidente Marcelo Zanetti, que gentilmente nos cedeu as dependências do clube para a realização do Paradens. Estiveram aqui professores das redes de ensinos particulares e municipais, com certeza este evento vai fomentar ainda mais nossos conhecimentos e técnicas para trabalhamos com esses alunos especiais”, disse Hebinho de Souza, diretor de esportes do DEC, informando que pretende inserir ainda este ano uma terceira opção do Paradesporto do DEC, ampliando o números de modalidades esportivas da autarquia.
Marcelo Zanetti, esteve presente nos cursos tanto como presidente do Rio Pardo FC, bem como como aluno. “Eu vejo esses cursos como um grande momento para São José do Rio Pardo, nossa cidade foi escolhida para essa capacitação e assim os professores de educação física trabalharem de uma maneira mais adequada com esses alunos especiais, tivemos aqui profissionais altamente qualificados, é um momento muito importante para o desenvolvimento do esporte paralímpico da cidade e região”, disse Marcelo.
Além da Secretaria Estadual de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Secretaria Estadual de Esportes, o evento teve apoio da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Esportes e Cultura (DEC) e Secretaria Municipal de Educação.
Todas despesas para realização do Paradens, foram de inteira responsabilidade das Secretarias Estaduais.