quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img
InícioSAÚDEMucosa Nasal: qual sua função para nosso organismo e como ela se...

Mucosa Nasal: qual sua função para nosso organismo e como ela se forma?

Nesta época do ano muitas pessoas se tornam vítimas de infecções respiratórias e consequentemente ficam resfriadas e gripadas, doenças comuns neste período de temperaturas baixas e ar seco. Doenças essas que provocam muitas mocosas (catarro) que duram alguns dias e deixam as pessoas irritadas devido o número expressivo de secreção.

Nesta matéria, nosso objetivo é de informar os leitores sobre a função dessa mucosa, que apesar de irritante, tem um papel muito importante para nosso organismo.

Catarro: Quais as causas e como se forma?

Popularmente conhecida como catarro, a secreção produzida pelas vias respiratórias, que normalmente aparece em processos de infecção respiratória, como por exemplo: gripes e sinusites.

No entanto, apesar de bastante comum, poucos sabem que o muco exerce uma importante função para nossa saúde – é ele quem ajuda a proteger o corpo da entrada de vírus e bactérias.

Assim, com os crescentes casos de gripe e Covid-19, vale entender mais sobre o que é e o que causa o catarro em algumas doenças. Leia o conteúdo até o final e tire suas dúvidas.

O que é catarro?

Composto por água, proteínas, sais minerais e restos de células, nosso organismo produz o catarro naturalmente e tem como objetivo barrar a entrada de poeira e microrganismos.

Porém, quando a proteção não é o bastante, o corpo pode ser afetado com infecções nos brônquios, que produzem uma secreção mais espessa, que engrossa com os restos de anticorpos. Assim, essa secreção vai continuamente para a garganta e, então, a engolimos.

Apesar de muitos acreditarem que engolir o muco prejudica a saúde, não faz diferença entre ingerir ou cuspir. Isso porque toda secreção que produzimos pelas vias respiratórias, engolimos naturalmente. Ou seja, não faz mal ao corpo nem retarda o tratamento da infecção.

Causas e tipos de catarro

Como falamos anteriormente, a produção de catarro pelo organismo é normal, desde que seja ralo e incolor. No entanto, além da consistência, a cor e o cheiro da secreção servem como alerta para algum tipo infecção.

O catarro transparente é o considerado normal, presente em quadros de infecções virais, ele pode permanecer com essa característica por bastante tempo. Contudo, o mais comum é o catarro de cor amarela ou até mesmo verde. Neste caso, provavelmente, a infecção é bacteriana.

Alguns quadros mais graves, podem apresentar a secreção vermelha, como tuberculose ou câncer de pulmão. Em contrapartida, pode ser algo simples, como rompimento de vasinhos sanguíneos.

Já o catarro marrom ou preto é bastante comum em pacientes que fumam ou que ficam expostas a poluição e fuligem. Estes casos requer muito cuidado, pois são condições muito perigosas, que prejudicam a respiração.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico deve ser feito somente com avaliação médica, para poder excluir uma possível doença séria diante da presença do catarro.

No entanto, na maioria dos casos, costuma ser um processo infeccioso que pode ter como sintoma a inflamação na garganta. Além disso, o tratamento pode variar conforme a condição que causou a secreção.

Agora que você já sabe quais são as causas do catarro, fica mais fácil na hora de identificar e buscar ajuda de um especialista.

Fonte: Farmadelivery

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_imgspot_img
PUBLICIDADEspot_imgspot_img
PUBLICIDADEspot_img
error: Content is protected !!