segunda-feira, novembro 25, 2024
spot_img
InícioGERALMorre Edson Arantes do Nascimento; Pelé morreu aos 82 anos de idade...

Morre Edson Arantes do Nascimento; Pelé morreu aos 82 anos de idade no Hospital Albert Einstein

A mais terrível notícia que um amante do futebol poderia receber chegou hoje, dia 29 de dezembro de 2022. Morreu nesta quinta-feira, aos 82 anos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, o Rei do Futebol, após longa luta contra um agressivo câncer no colón.

E, como não poderia deixar de ser, a notícia se espalhou pelo mundo rapidamente. Alguns dos mais famosos jornais do planeta repercutiram a morte do Rei do Futebol.

O velório ocorrerá na Vila Belmiro, casa do Santos e onde o craque começou a carreira. Sabe-se que a montagem de uma estrutura para o adeus ao Rei teve início no dia 23 de dezembro. Na ocasião, algumas imagens chegaram a ser divulgadas na internet.

O ex-jogador que lutava contra um câncer de intestino desde 2021 estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, na zona sul da cidade, desde o dia 29 de novembro, quando deu entrada apresentando inchaço em todo o corpo. Lá, o ex-atleta foi identificado pelo corpo clínico como anasarca, um inchaço generalizado, além de uma síndrome edemigênica e insuficiência cardíaca descompensada.

A notícia da morte foi confirmada por Kelly Nascimento, uma das filhas do rei. “Tudo que nós somos é graças a você. Te amamos infinitamente. Descanse em paz”, escreveu.

Conhecido em todo o mundo, Pelé ganhou o título de “Rei do Futebol”. Com toda a razão. Dentro e fora dos campos, ele carregou o nome do Brasil e do esporte no último século.

Pelé conquistou três Copas do Mundo de Futebol para o Brasil

Dois gols de Pelé foram marcantes em sua carreira. Em um deles, marcou do meio do campo. No outro, o milésimo gol, ele dedicou “às criancinhas do Brasil”.

As críticas demonstraram que a imprensa da época não estavam tão preparadas para ouvir algo do tipo. Anos depois, isso se fez claro na necessidade de atender aos cuidados com nossas jovens.

Nesse momento, o Brasil se despede de um dos maiores atletas da história em todo o mundo. Alguém que levou o país a se enxergar como uma nação de valor para todos, um exportador de talentos não só no futebol.

Pelé reuniu uma série de momentos históricos como um dos maiores jogadores de futebol do mundo. Há, por exemplo, registro dele com a Rainha Elizabeth II de 1968, ano em que a monarca veio ao Brasil prestigiá-lo em uma partida no Maracanã. Não muito tempo depois, ele foi condecorado com a Ordem do Império Britânico, a mais alta honraria do país.

Santos

Foi no Santos Futebol Clube que Pelé assinou seu primeiro contrato profissional, em junho de 1956 e lá ficou pouco mais de dez anos, sendo disputado por grandes clubes europeus. No final de 1969, Pelé se aproximou de seu milésimo gol, criando grande expectativa no país.

No início de novembro, Pelé já tinha marcado996 gols, e as duas próximas partidas seriam clássicos contra o Corinthians e o São Paulo. O milésimo gol veio no dia 19 de novembro de 1969, em uma partida contra o Vasco da Gama, quando o atleta marcou a partir de um pênalti, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Feito o gol, Pelé correu para a bola, beijando-a. O jogador foi cercado por jornalistas e carregado por dirigentes do Santos.

Gols

Quarto maior artilheiro do futebol mundial em gols oficiais, Pelé marcou 762 vezes na carreira, sem contar partidas amistosas de clubes ou da seleção brasileira contra combinados ou clubes. Desses 762 gols, o Rei balançou a rede contra 98 diferentes adversários e entre eles, sua maior vítima foi o Corinthians, com 49 gols em 47 jogos. Contando também os amistosos, Pelé marcou 1283 gols. Apenas o português Cristiano Ronaldo (819 gols), o tcheco Josef Bican (805 gols) e o argentino Lionel Messi (793), marcaram gols que o Rei Pelé nesses jogos oficiais.

Depois do grande rival do Santos, Pelé marcou mais gols na carreira contra o Juventus-SP (42), Portuguesa (41), Botafogo-SP (38), Guarani (37), São Paulo (31) e Palmeiras (30). Entre as seleções, a maior vítima do Rei é o Paraguai, com 10 gols, seguido por Chile e Argentina (8 cada).

Fonte: O Fuxico

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
spot_imgspot_img

2 COMENTÁRIOS

  1. Adorei o conteúdo! Muito bem estruturado, rico em
    detalhes e extremamente envolvente. Parabéns pelo
    material de alta qualidade, é inspirador e informativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_imgspot_img
PUBLICIDADEspot_imgspot_img
PUBLICIDADEspot_img
error: Content is protected !!