O prefeito de Mococa (SP), Eduardo Barison (PSD) anunciou a suspensão das atividades comerciais durante o feriado prolongado de Páscoa e do aniversário da cidade na segunda (5). As medidas mais restritivas valem a partir das 20h desta quinta-feira (1º) e vão até as 5h de terça-feira (6). O decreto deve ser publicado nesta quarta-feira (31).
Durante uma live na noite de terça-feira (30), o prefeito afirmou que todos os atendimentos presenciais dos serviços, inclusive atividades essenciais, estarão suspensos durante o período. Os supermercados podem funcionar até as 20h de quinta.
“Fica autorizado o funcionamento apenas de serviços delivery durante as 24h. Só pode entregar. Chegamos em uma condição que não dá mais para não tomar nenhuma medida que não seja mais dura”, disse. A fiscalização será intensificada com o apoio da Polícia Militar.
Mococa registra 4.159 casos de Covid-10 com 97 mortes desde o início da pandemia. Nesta quarta-feira, 14 pacientes estão internados na UTI Covid, que está com 107,6% de ocupação.
“Não tem condições de adaptar mais nada na Santa Casa. A nossa saúde, como em várias cidades da região, colapsou. Chegamos ao fundo do poço. Então, é necessário tomar essas medidas para que a população fique em casa, é uma forma de amenizar a transmissão da Covid”, disse.
Medidas
Segundo o prefeito, as novas medidas de restrição não valem para:
- suspensão dos serviços de assistência à saúde (incluindo serviços médicos hospitalares);
- atividades de segurança pública e privadas (incluídas a vigilância, guardas e custódia de presos);
- atividades de defesa nacional e defesa civil;
serviços funerários;
Podem funcionar normalmente:
- atendimento presencial em drogarias, farmácias e unidades de saúde;
- postos de combustíveis exclusivamente (exceto lojas de conveniência).
Fonte: G1 São Carlos