Neste sábado, dia 27 de maio, a Unimed Rio Pardo promoverá uma ação gratuita de conscientização na praça XV de Novembro, sobre a campanha Maio Vermelho, em referência ao Dia Mundial de Combate à Hepatite (19).
Das 9h às 13h, haverá distribuição de material informativo sobre as hepatites, presença de equipe de enfermagem da Unimed, aferição de pressão arterial e orientações gerais à população.
A ação integra a campanha de conscientização que a Unimed promoveu durante todo o mês de maio em suas redes sociais e site, intitulada “Hepatite: o maior perigo é a desinformação”, sobre a importância da prevenção das hepatites.
O evento é uma realização da Unimed Rio Pardo, com apoio da Prefeitura Municipal/Secretaria da Saúde.
O perigo das hepatites
Mais de 1,5 milhão de pessoas morrem por ano, no mundo, em decorrência das hepatites virais, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose.
O médico clínico geral e infectologista da Unimed, Dr. Rafael Rodrigues de Queiroz, explica que, de maneira geral, a hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser aguda ou crônica. “Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.”
Segundo ele, a hepatite é uma doença muitas vezes silenciosa e que geralmente não apresenta sintomas até que atinja maior gravidade. “Os mais comuns são: febre, fraqueza, mal-estar, dor abdominal, enjoo/náuseas, vômitos, perda de apetite, urina escura, olhos e pele amarelados e fezes claras”, cita.
Tipos e contágio
Dr. Rafael informa que as hepatites virais são divididas em diferentes tipos: A, B, C, D e E, sendo os tipos A, B e C os mais comuns no Brasil.
As hepatites A e E têm contágio fecal-oral, por condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos. Já as hepatites B, C e D possuem transmissão sanguínea, por sexo desprotegido, compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam; ou transmissão vertical, que ocorre da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação.
Prevenção
A vacina é uma das formas de prevenção e controle da hepatite, mas, segundo o infectologista, atualmente existe vacina apenas para os tipos A e B. Por isso, é necessário se prevenir com a adoção de alguns hábitos, como:
- Lavar bem as mãos antes das refeições e após usar o banheiro.
- Higienizar e cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los.
- Usar preservativos em todas as relações sexuais.
- Evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como barbeadores e alicates de unha.
- Não utilizar nenhum objeto que possa ter tido contato com sangue, como seringas e agulhas.
Por: Giselle Torres Biaco/Assessoria de Imprensa Unimed