Você já ouviu falar sobre MAIO AMARELO?
A campanha segue o sucesso de outros movimentos também conhecidos, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que abordam em outros meses temas como câncer de mama e de próstata. O amarelo é a cor da campanha porque simboliza atenção em sinalizações, semáforos, placas e faixas das vias em todo o mundo.
Então o Maio Amarelo surgiu a partir de um propósito muito forte: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e de feridos no trânsito em todo o mundo.
O movimento parte de uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, e os objetivos principais são a conscientização e a mobilização política e social para a pauta importantíssima que é a segurança no Trânsito.
A ação sobretudo serve como um alerta para o fato de que os acidentes geralmente acontecem por descuido, imprudência e falta de atenção ao dirigir. Dessa forma, busca também refletir sobre essas posturas inadequadas, mas também buscar maneiras de reduzir os altos índices de acidentes de trânsito.
A grande importância da campanha está primeiramente ligada ao grande número de registros de acidentes no trânsito, que tem crescido a cada ano. Em São José do Rio Pardo acidentes de trânsito são registrados praticamente todos os dias, alguns com vítimas graves, ou até mesmo fatal.
De acordo com a OMS, mais de 3 mil vidas são perdidas em ruas e estradas de todo o mundo em decorrência de acidentes no trânsito, tornando-se a principal causa de morte de crianças e jovens.
A organização estima ainda que, se continuar nesse ritmo, mais de 13 milhões de pessoas devem se envolver em acidentes de trânsito durante a próxima década.
É exatamente por esse cenário alarmante que o Maio Amarelo se torna um movimento legítimo e importante para essa conscientização.
Como contribuir para um trânsito seguro?
Existem muitas maneiras de fazer a sua parte e contribuir!
Confira alguns hábitos e atitudes simples que podem fazer toda a diferença:
- Planeje bem as suas rotas e viagens;
- Respeite as sinalizações de trânsito;
- Utilize sempre o cinto de segurança;
- Seja prudente com os limites de velocidade;
- Não utilize o celular em hipótese alguma ao dirigir;
- Evite bebida alcoólica antes de dirigir;
- Seja um pedestre consciente.
Fonte: Localiza Gestão de Frotas