Em decorrência de ações preventivas com o propósito de preservar os recursos naturais da fauna e da flora brasileira, a 2ª Cia da Polícia Militar Ambiental composta pela equipe Cabos PM Vanzela, Maurício e Rodrigo realizou fiscalização no município de Águas da Prata (SP) e deparou-se com irregularidades em manutenção de 05 aves exóticas da espécie Pintassilgo da Venezuela (Spin Cucilatus) sem documentação de comprovação de origem, bem como foi verificou que as referidas aves constam na lista CITES de espécimes ameaçados de extinção.
Diante das irregularidades, foi lavrado o Auto de Infração Ambiental com base no artigo 26 da Resolução SIMA-005/21 e o proprietário foi multado no valor de R$ 27.000,00. Quanto as aves ficaram depositados em caráter precário com o infrator.
Nesta quinta-feira (10), os policiais ambientais deram prosseguimento na “Operação Impacto” e durante atendimento de denúncia oriunda do SIGAM, a equipe composta pelo 1º Sargento Melizi e Cabo Toribio logrou êxito em constatar a poda drástica de um exemplar arbóreo nativo “Pitangueira” sem autorização do órgão ambiental, inserido em área comum e no interior de um condomínio situado na zona urbana, em Aguaí (SP).
Diante dos fatos, foi lavrado o auto de infração ambiental nos termos dos artigos 52 da resolução SIMA 05/21 sem providências na esfera penal e aplicada uma multa no valor de R$ 300,00.
Fotos: Polícia Militar Ambiental