Na tarde desta quarta-feira (10), o médico clínico geral Dr. Vinícius Maldonado concedeu uma entrevista sobre o Plano de Ações Educativas voltado, promovido pelo Centro de Saúde de São José do Rio Pardo.
A informação foi passada durante entrevista do Plano de Ação que faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8 de março.
Questionado sobre os casos de HIV em São José do Rio Pardo, o médico informou que o município é referência para 5 cidades da região, que atualmente 180 pessoas soros positivos (masculino e feminino) estão em tratamento no Grupo IST, sendo que destes, 132 são rio-pardenses.
O tratamento dessas doenças infecciosas (HIV, Sífilis, Hepatites, entre outras) são oferecidos gratuitamente pelo município, bem como é feito um acompanhamento das mulheres gestantes no Centro de Referência da Saúde da Mulher.
O Plano de Ações Educativas prossegue nesta semana sempre com temas voltados à contenção do coronavírus e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O tema abordado hoje com o Dr. Vinícius Maldonado, foi “Planejamento Familiar e Métodos Contraceptivos” e “Mulher Enquanto Núcleo Familiar”.
De acordo com o médico, nas últimas semanas tem aumentado muito o número de jovens grávidas. “A cada 10 gravidez, 8 ou 9 são as que chamamos de gravidez indesejáveis, aquelas que não estavam programadas e a maioria delas são em jovens e adolescentes”, disse o médico Dr. Vinícius Maldonado.
O médico acredita que o aumento dessas gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, pode ter relação com o confinamento devido a pandemia do coronavírus, uma vez que as pessoas estão ficando mais em seus lares e os jovens as vezes saem para algum tipo de festa, em alguns casos clandestinas.