Uma equipe da Guarda Civil Municipal composta pelos GCMs Arede e Fechio estava em patrulhamento pela avenida Perimetral na tarde deste domingo (05), quando surpreenderam um indivíduo com sua namorada pichando uma mureta abaixo da Ponte Nova, em São José do Rio Pardo (SP).
O casal ao ser abordado foi constatado que o rapaz conhecido por Guga, estava com suas vestes com marcas de tinta. Questionado, o sujeito acabou confessando que estava pichando a mureta e deixando sua marca.
O casal havia deixado uma motocicleta estacionada debaixo da Ponte. O indivíduo foi detido e conduzido para a Delegacia de Polícia, onde foi ouvido e liberado, assinando o TERMO CIRCUNSTANCIADO e se comprometendo a comparecer nas próximas etapas processuais.
De acordo com o artigo 65 da Lei 9.605/98, pichação é crime ambiental e de vandalismo. Além do crime de vandalismo cometido pelo pichador, a legislação brasileira também prevê o crime de dano prescrito no Código Penal, podendo este ser cometido tanto em patrimônio público quanto particular.