O ex-vereador Matheus Mafepi é pré-candidato a deputado federal às eleições deste ano.
Nascido em São José do Rio Pardo em 20 de novembro de 1989, Matheus Mafepi é, atualmente, presidente do Movimento Estadual do Bem-Estar Animal do PL e um dos líderes de grande atuação no partido em São Paulo.
É graduado em Ciências Biológicas pela Faculdade Euclides da Cunha (Feuc), mas foi o amor pela causa animal que o fez entrar para a vida pública. Aos 32 anos, Matheus Mafepi é um jovem com larga experiência: vereador por duas legislaturas em São José do Rio Pardo, foi presidente da Câmara, secretário e membro da Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social; foi suplente de deputado federal e assessor parlamentar do deputado estadual André do Prado-PL.
Causa animal
A dedicação à causa animal começou ainda na infância. Os pais eram proprietários de um petshop que, além das atividades comerciais, realizava um trabalho de acolhimento de animais, com vistas à adoção responsável.
Após 18 anos de atividades, o petshop deu lugar a um abrigo independente que é mantido com recursos próprios. “Sabia que poderia fazer mais, por isso escolhi entrar para a política. Cito aqui algumas ações que pude realizar, como aquisição de microchips, verbas para reforma e ampliação do canil municipal, castrações de cães e gatos, readequações das legislações locais referentes ao bem-estar animal, ação civil pública para a contratação de profissionais para o canil, convênios com clínicas particulares, entre outras.”
Acessibilidade e inclusão
Matheus Mafepi também defende causas que são, para ele, questão de respeito e cidadania. “Em toda minha vida pública, sempre prestei atenção e trabalhei para facilitar a vida da pessoa com deficiência”, diz.
Um dos trabalhos nessa área, como vereador, foi representar junto ao Ministério Público sobre as falhas na Lei da Acessibilidade local, que obrigou a adequação de todos os prédios públicos. “Se todos são iguais perante a Lei, a acessibilidade é a condição para que todos tenham inclusão social”, comenta.
Responsabilidade com o dinheiro público
O pré-candidato sabe que todo administrador público tem o poder e o dever de agir, mas deve fazê-lo sempre pautado na integridade e honestidade no tratamento da coisa pública. “Quando vereador me empenhei para a concessão de espaços públicos, fiscalização de contratos públicos e encaminhamento de possíveis irregularidades ao Tribunal de Contas do Estado.”
Meio ambiente
Defensor das questões relacionadas ao meio ambiente, Matheus Mafepi promoveu ações, quando vereador, para o destino final do lixo (aterro sanitário), denúncias ao Ministério Público e à Cetesb sobre despejo irregular de esgoto e sua consequente regularização.