O estudante rio-pardense Matheus Hernany de Souza Pepe, de 15 anos, conquistou uma medalha de ouro na OBMEP 2022 – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Na última segunda-feira (05), o aluno esteve na premiação nacional, que reuniu medalhistas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das 16ª e da 17ª edições da OBMEP. O evento foi realizado no Resort Costão do Santinho, em Florianópolis/SC.
Realizada pelo instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP reúne mais de 18 milhões de participantes, do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° do Ensino Médio, em 99,8% dos municípios do país. A premiação nacional da competição normalmente tem 575 medalhistas de ouro mas como a pandemia de Covid-19 impediu o evento presencial nos anos anteriores esta cerimônia reuniu os ganhadores de duas edições.
Sobre a OBMEP
Criada e realizada pelo IMPA com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Destinada a estudantes do 6° ano do Fundamental ao 3° ano Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. Outros objetivos da iniciativa são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de alunos brasileiros acesse material didático de qualidade.
Evento
O evento é inteiramente promovido pela OBMEP, que arca com os custos de transporte, hospedagem e alimentação dos participantes. Em três dias de evento, os jovens participaram de atividades acadêmicas lúdicas, assistiram apresentações, trocaram experiências e concorreram ao sorteio de brindes. A programação teve uma palestra do pesquisador do IMPA Paulo Orenstein, que integra o Centro de Projetos e Inovação IMPA, teve também a presença do Ministro da Educação Camilo Santana, Ministra da Ciência e Tecnologia Luciana Santos e do Diretor do IMPA Marcelo Viana.
Matheus, no ano da conquista da medalha de ouro, sonhada por vários alunos de todo Brasil, estava cursando o 9° Ano na Escola Estadual Dr. João Gabriel Ribeiro.