Uma operação conjunta da Polícia Civil de São João da Boa Vista (DIG) e Espírito Santo do Pinhal (SIG), denominada Piratas do Asfalto, prendeu nessa quinta-feira (15) quatro indivíduos de 24, 26, 31 e 35 anos, suspeitos de integrar uma quadrilha de rouba de cargas na região.
Dando sequência a segunda fase da Operação, os policiais civis prendeu os sujeitos no município de Conchal e com eles foram apreendidos um revólver calibre 38, duas cartucheiras calibre 12 e 22, celulares e R$ 3.400,00 em dinheiro. Todos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de São João da Boa Vista (SP).
A Operação foi comandada pelo delegado Dr. Jorge Mazzi (Delegacia de Investigações Gerais/DIG) e pelo delegado Dr. Guilherme Risso Teodoro (Setor de Investigação Geral/SIG) de Espírito Santo do Pinhal, a qual contou com apoio do delegado Dr. Luís Henrique Lima Pereira (Conchal). No total, 27 polícias civis participaram da Operação.
A investigação começou após registro de um roubo de carga ocorrido no último dia 31 de maio no município de Espírito Santo do Pinhal, onde a vítima (motorista) de um veículo Renault Master retornava de Guarulhos transportando 460 fardos de café em pó. A vítima foi abordada na rodovia SP-342 e notou que estava sendo seguida por um veículo de cor preta modelo Sedan.
A vítima foi fechada pelo veículo suspeito e dois bandidos obrigaram o motorista a parar no acostamento para praticar o assalto. A vítima teve de ficar com a cabeça baixa o tempo todo e mais tarde foi abandonada na zona rural de Santo Antônio do Jardim.
O veículo Renault da vítima foi localizado no dia seguinte do assalto abandonado no município de Conchal. No dia 2 de junho, policiais civis de Conchal conseguiram recuperar a carga roubada e apreender um veículo modelo Honda Civic utilizado no roubo da carga, bem como prender um dos integrantes da quadrilha.
O Honda Civic foi roubado no dia 27 de maio na cidade de Mogi Guaçu e foi utilizado pela quadrilha no assalto da carga de café em pó.