sábado, novembro 23, 2024
spot_img
InícioRIO PARDOCultura e Tradição marcam a 86ª Semana Euclidiana em São José do...

Cultura e Tradição marcam a 86ª Semana Euclidiana em São José do Rio Pardo

Na última quarta-feira (07), São José do Rio Pardo viveu um dia repleto de arte e cultura como parte das celebrações da 86ª Semana Euclidiana. O dia começou com a inauguração da nova exposição no Museu Rio-Pardense Arsênio Frigo, intitulada “Desvendando a arte rio – pardense”. A mostra apresenta as obras do casal de artistas Octávio Callegari e Maria Emília, com curadoria de Cristina Andrade.

Octávio, agora com 92 anos, continua ativo na pintura, utilizando várias técnicas para retratar temas como casarios, casas de fazenda, geometria e, principalmente, natureza morta. Já a cacondense Maria Emília, trouxe para Rio Pardo o conhecimento adquirido com a artista Fátima Roque, ensinando pintura em pano de prato no “Clube das Mães”. A exposição estará disponível para visitação até novembro, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

No mesmo dia, a Estação Cultural (antiga Fepasa) recebeu a abertura da exposição “Percepção Além do Olhar” de Adriana Ferfolha da Silva. Formada em Arte pela FEUC, Adriana tem se destacado por seu trabalho com materiais variados como fibra de bananeira, madeiras e caixas de feira. Seu projeto atual foca na criação de arte inclusiva para pessoas com deficiência visual, buscando expandir seus trabalhos da Pintura Abstrata para a Pintura Naif, proporcionando uma experiência sensorial tanto para os olhos quanto para as mãos.

A noite foi marcada pela apresentação vibrante da Orquestra de Viola de Arceburgo, regida pelo maestro Rodrigo Morigi, na Fábrica de Expressão. Com um repertório de clássicos da música sertaneja, a performance encantou o público. Morigi, ex-aluno do Polo Conservatório de Tatuí, desenvolve atualmente um projeto musical na cidade mineira de Arceburgo, promovendo a música regional entre todas as faixas etárias.

E a Semana Euclidiana continua com diversas atividades programadas para os próximos dias. Nesta quinta-feira (08), a partir das 19h, será aberta a feira de artesanato rio-pardense e a praça de alimentação na Praça XV de Novembro. Na sexta-feira (09), o tradicional desfile de abertura com o tema “O Brasil na Diversidade das Palavras de Euclides da Cunha” começa às 9h na Rua Francisquinho Dias.

Às 14h, no Rotary Club, será realizada a abertura oficial dos ciclos de estudos “Euclides da Cunha e a República”, com a apresentação do conferencista Dr. Guilherme da Costa Manso Vasconcellos, abordando o tema “Memórias Euclidianas”. O dia será encerrado com a abertura performática “Povo Brasileiro” no Recanto Euclidiano, às 19h30.

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_imgspot_img
PUBLICIDADEspot_imgspot_img
PUBLICIDADEspot_img
error: Content is protected !!