Na última quinta-feira (25), autoridades municipais, órgãos de segurança e representantes da sociedade civil se reuniram para discutir medidas que visam o bem-estar dos foliões e o impulso à economia local.
Com a expectativa de receber um grande número de foliões de toda a região, a Prefeitura de São José do Rio Pardo está atenta à missão de promover um carnaval mais seguro e solidário, para desta forma também impulsionar a economia local, proporcionando assim momentos de alegria e descontração para todos.
Em busca de viabilizar este resultado, o Prefeito Marcio Zanetti, conduziu uma reunião junto a representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, secretarias municipais de Gestão, Esporte, Cultura, SAIS, Segurança e Trânsito, Saúde, Agricultura, Fundo Social, Conselho Tutelar, profissionais que fazem parte do corpo de produção do Carna Rio Pardo e membros do Projeto Recicleiros.
O objetivo central desta iniciativa foi abordar as ações estratégicas para garantir a segurança e o bem-estar dos foliões e da população durante o evento, que acontece de 10 a 13 de fevereiro na área de lazer.
Durante o encontro, foram discutidos detalhes cruciais, como o controle do trânsito para prevenir acidentes, a definição do local da festa, medidas de segurança em colaboração com a Polícia Militar, ações de prevenção à saúde, entre outros pontos importantes.
Diversas ações foram apresentadas visando um Carnaval mais seguro, incluindo as preocupações destacadas pelo Conselho Tutelar, a acessibilidade foi discutida para proporcionar facilidades de acesso a pessoas com dificuldades motoras, abrangendo áreas como pista, camarotes e banheiros. Já a Secretaria Municipal de Saúde reforçou que irá promover uma campanha de conscientização durante o Carnaval, distribuindo panfletos informativos, preservativos e disponibilizando uma ambulância para atendimento.
O Prefeito Marcio Zanetti ressaltou a importância do apoio dos produtores do evento aos recicleiros, destacando a responsabilidade ambiental e social da festa na correta destinação dos materiais reciclados. Representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo, o CREA, também marcaram presença na região, elogiando a iniciativa da prefeitura em convidar o conselho para contribuir com o planejamento do evento.
“Normalmente, nós oficiamos as prefeituras, solicitamos a documentação, isso é enviado para o CREA São Paulo, os nossos agentes fiscais fazem todo o trabalho de fiscalização das empresas, dos profissionais, depois a gente retorna para essas empresas, corrigindo algumas falhas, alguns problemas, e essa fiscalização ela é feita mais à distância, né, então é a primeira vez que nós fomos convidados para uma reunião assim”, comentou Rodrigo Zorzetto, Gerente Regional do CREA SP.