Com a alta dos casos de Covid-19, a Prefeitura de São João da Boa Vista (SP) vai decretar toque de recolher das 19h às 5h a partir de quinta-feira (25). O anúncio foi feito em coletiva na manhã desta terça-feira (23).
Nesse período, todas as atividades devem fechar, exceto hospitais, farmácias e indústrias. O decreto ainda não foi publicado.
A volta às aulas presenciais, prevista para março, foi adiada.
O município conta com 3.335 casos da doença, sendo 60 mortes, 16 apenas no mês de fevereiro.
Veja as regras anunciadas na coletiva:
- A partir de quinta, todas as atividades produtivas, menos hospitais farmácias e indústrias, deverão fechar das 19h às 5h. A circulação nas ruas será permitida até as 20h para o deslocamento dos trabalhadores.
- Postos de combustíveis podem abastecer apenas veículos públicos após esse horário.
- Restaurantes poderão funcionar com delivery até às 22h. Venda de bebida alcoólica fica proibido de todo jeito.
- a multa para decumprimento será de R$ 120 (pessoa física) e R$ 500 (empresas).
- transporte público o circula até as 20h.
- transporte urbano intermunicipal o passageiro se for abordado terá que apresentar a passagem e o destino na cidade
- fiscalização será por conta da PM e Policia Civil
Segundo a prefeitura, em janeiro e fevereiro a cidade teve um aumento diário no número de casos nunca antes registrados durante a pandemia. Em fevereiro foram registrados 730 casos e, em janeiro, 895.
Ainda segundo a prefeitura, a Santa Casa está em situação crítica e os 10 leitos de UTI estão constantemente ocupados, sendo necessário transferir moradores para outras cidades.
Foi feito pedido para dobrar o número de plantonistas e foi necessário ampliar os leitos de enfermaria, que eram 10, passaram pra 12 e agora são 20.
Informou ainda que o oxigênio está no limite. E disse também que a cidade corre o risco de enfrentar uma crise como a de Araraquara, se não tomar medidas mais rígidas
Aulas presenciais adiadas
A prefeitura informou que as aulas presenciais que estavam previstas para retomada em 1º de março serão adiadas. Ainda não há uma nova data.
As aulas remotas e a retirada de materiais serão mantidas, assim como a entrega de kits e marmitas na zona rural.
Foto: G1 São Carlos