Na manhã desta terça-feira, dia 22, um trabalhador rural foi picado por uma cobra cascavel enquanto realizava serviços de roçagem em uma plantação de seringueira, em uma propriedade rural próximo a Tambaú. O incidente mobilizou uma rápida operação de resgate e atendimento emergencial.
O proprietário do sítio entrou em contato imediatamente com um colaborador Luizinho da Defesa Civil que costuma auxiliar em ocorrências da zona rural, mas no momento ele estava envolvido no controle de um incêndio em um veículo. Ainda assim, orientou que o trabalhador fosse levado rapidamente até a cidade para receber os primeiros socorros, uma vez que Mococa é referência na região e dispõe do soro antiofídico necessário para esse tipo de caso.
Enquanto o trabalhador recebia os primeiros atendimentos no Pronto Socorro local, o colaborador Luizinho da Defesa Civil, retornou à fazenda para localizar a cobra — que havia sido morta pelo próprio trabalhador. O animal foi encontrado e recolhido, sendo importante para identificar com precisão o tipo de veneno e orientar o tratamento médico adequado.
Um veículo da Prefeitura foi acionado e fez o transporte do trabalhador até o hospital de Mococa. No trajeto, o colaborador Luizinho seguiu por um atalho até encontrar o carro da Prefeitura e passou a escoltar o veículo, abrindo caminho até o hospital. O Corpo de Bombeiros também foi acionado para auxiliar na chegada mais rápida da vítima ao atendimento especializado.
O trabalhador permanece internado no hospital de Mococa, onde recebe cuidados médicos e segue em observação.
O caso chama atenção para os riscos enfrentados por trabalhadores da zona rural e destaca a importância de agilidade no socorro em acidentes com animais peçonhentos.
Fonte e Foto: Jornal do Meio Dia