sábado, novembro 23, 2024
spot_img
InícioRIO PARDOChama Euclidiana celebra legado deixado por Euclides da Cunha em Rio Pardo

Chama Euclidiana celebra legado deixado por Euclides da Cunha em Rio Pardo

Evento no Recanto Euclidiano destaca a importância histórica e cultural do escritor

Uma tradição que perdura por gerações, mantém acesa em São José  do Rio Pardo, a luz de um legado de um personagem na cultura brasileira que atravessou o mundo : Euclides da Cunha.

A “Chama Euclidiana” teve início com uma chama trazida da cidade de Cantagalo (RJ), local de nascimento do escritor, por representantes intimamente ligados ao movimento euclidiano rio-pardense.

Desde então, a cerimônia acontece anualmente para celebrar a conexão cultural entre Cantagalo e São José do Rio Pardo, especialmente durante a Semana Euclidiana, que ocorre em agosto.

E na última quinta-feira (16) a cena que vem se repetindo ano a ano mais uma vez  reforçou os elos culturais entre a cidade,  a vida e a obra deste ícone da história rio-pardense. A cerimônia, organizada pela Secretaria de Turismo e Cultura e pela Casa Euclidiana, reuniu escolas, entidades locais, o prefeito Marcio Zanetti e sua vice Algemira Pinheiro, o vereador Rafael Kocian, membros do Conselho Euclidiano e convidados, marcando um momento de reflexão e celebração.

Este ano, as escolas participantes foram convidadas a refletir sobre a temática  “Chama pela Liberdade” relacionando – a com a obra de Euclides da Cunha e com a realidade contemporânea, tema que buscou provocar o pensamento crítico e a compreensão dos valores defendidos pelo escritor.

O evento que também celebra os 123 anos da inauguração do símbolo da cidade, a ponte metálica, ocorreu no Recanto Euclidiano, ao lado do Mausoléu que guarda os restos mortais de Euclides da Cunha e de seu filho, um local de grande importância histórica e emocional para a comunidade.

Durante a cerimônia, as escolas acenderam a chama euclidiana de suas representações, simbolizando a ligação cultural com a vida e obra de Euclides da Cunha. Os alunos leram textos em homenagem ao escritor diante do memorial euclidiano, reforçando a relevância de sua obra.

A solenidade contou ainda com uma apresentação de dança das alunas da professora Crys Mesquita, da Fábrica de Expressão,uma apresentação musical do Polo Conservatório de Tatuí, encerrando a cerimônia com o acendimento oficial da chama.

A Cerimônia da Chama Euclidiana é um testemunho vivo do respeito e admiração que São José do Rio Pardo nutre por Euclides da Cunha, perpetuando sua memória e incentivando as novas gerações a se conectarem com sua rica herança cultural.

Por Michelle Oliveira

Dona Rosa - Shopping Fonseca

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
spot_imgspot_img

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_imgspot_img
PUBLICIDADEspot_imgspot_img
PUBLICIDADEspot_img
error: Content is protected !!