Iniciada no mês passado, a ação prioriza grupos vulneráveis, incluindo pessoas em situação de rua e profissionais das forças de segurança.
No último sábado (13) a Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Pardo promoveu o dia D de vacinação contra a Influenza com várias frentes tanto nas unidades de saúde, bem como em outros dois pontos de comércio da cidade. Já nesta semana a ação que continua acontecendo nas unidades de saúde sendo estendida para também a zona rural, promoveu a imunização de pessoas em situação de vulnerabilidade, iniciativa que faz parte dos esforços para atingir o público alvo da campanha que acontece em todo o país até o final de maio.
Entre os grupos prioritários que devem receber a vacina, estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores dos ensinos básicos e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medida socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Aqueles que fazem parte dos grupos prioritários devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para garantir sua imunização contra a influenza. A vacinação é fundamental não apenas para proteger a saúde individual tendo em vista que ela visa reduzir os riscos de complicações relacionadas à gripe, mas também para contribuir com a redução da transmissão do vírus na comunidade, especialmente em tempos de pandemia.
Por Michelle Oliveira