A Unidade Básica de Saúde (UBS) Central de São José do Rio Pardo foi novamente alvo de criminosos. Na manhã desta segunda-feira (26), uma cadeira de rodas foi furtada do local, repetindo um crime ocorrido semanas atrás, quando outra cadeira foi levada. Ambas haviam sido adquiridas no final de 2024, especialmente para atender pacientes obesos, visando oferecer mais conforto e segurança no transporte dentro da unidade.
O autor do furto foi flagrado pelo sistema de câmeras de vigilância da cidade. A Guarda Civil Municipal (GCM), após ser acionada, conseguiu identificar o veículo do autor do furto e, pelo sistema de monitoramento, detectou que o suspeito foi até o bairro Vale do Redentor. Até o momento, o caso segue sob investigação.
Há fortes indícios de que as cadeiras de rodas, compostas por peças de alumínio, estejam sendo furtadas com o objetivo de desmontagem e venda do material, possivelmente para financiar a compra de drogas. Esta prática criminosa causa prejuízo não apenas ao patrimônio público, mas afeta diretamente o atendimento à população que depende desse equipamento.
As cadeiras de rodas são essenciais para a mobilidade de pacientes, principalmente aqueles com dificuldade de locomoção, como pessoas obesas, idosos ou com limitações físicas temporárias ou permanentes. Ao furtar esse tipo de equipamento, o criminoso não prejudica apenas uma instituição, mas coloca em risco o atendimento de quem poderia ser seu próprio pai, mãe ou avós.
A falta desses equipamentos compromete a qualidade do atendimento. Solicita-se à população que colabore com informações que possam ajudar na recuperação das cadeiras ou na identificação dos responsáveis.
A colaboração da comunidade é fundamental para coibir crimes como este e proteger os recursos públicos destinados ao bem-estar da população.