Um morador de Caconde foi multado pela Polícia Militar Ambiental nesta sexta-feira (29) em mais de 72 mil reais, por atear fogo em área pastoril e danos em vegetação nativa agravado pelo uso de fogo, naquele município.
Em decorrência da “Operação Impacto e Piracema” durante atendimento a denúncia versando sobre erradicação e queima de café sem autorização do órgão ambiental competente atingindo também vegetação nativa, a equipe composta pelo 1⁰ Sargento Melizi e Cabo Pedro, comprovou a veracidade dos fatos apesar do lapso temporal sendo possível estabelecer o nexo causal para imputação de responsabilidade.
Os militares apuraram o uso de fogo em resíduo de café onde o fogo se propagou e atingiu fragmento de vegetação nativa em estágio inicial de regeneração numa área equivalente a 8,75 hectares em área comum.
Face ao exposto, na esfera administrativa foram lavrados dois autos de infração ambiental com sanção de multa simples no valor de R$ 72.187,50 reais por violação dos artigos 56 e 49 da resolução SIMA 05/21 e sem prejuízo da responsabilidade penal.
Fotos: Polícia Militar Ambiental