Testes de comportas serão realizados de 14 a 15 de maio e terão um dia de duração cada_
Neste período, a companhia orienta visitantes e banhistas a não acessarem as margens do rio Pardo até a conclusão dos trabalhos
A Auren Energia realizará, entre os dias 14 e 15 de maio, testes de abertura e fechamento de comportas das Usinas Hidrelétricas de Euclides da Cunha e Limoeiro, situadas na bacia do Rio Pardo. A iniciativa é uma ação preventiva e visa garantir o bom funcionamento de todos os equipamentos e comportas de vertedouros para o período chuvoso.
De acordo com Fernando Sestari, gerente do Centro de Operações da companhia, os testes anuais fazem parte de um conjunto de ações preventivas existentes nos programas de Operação e Manutenção e de Segurança de Barragem da companhia. “Além de atender a legislação vigente, o objetivo é garantir a excelência operacional pela qual a Auren Energia é reconhecida assim como reforçam o compromisso da empresa com a segurança em suas operações. Estes testes, que devem ocorrer em todas as nossas hidrelétricas conforme cronograma, são essenciais para, quando chegar o período chuvoso e, consequentemente de cheia dos rios, estejamos preparados para uma eventual necessidade de abertura de comportas”, destaca.
Seguindo o cronograma da companhia, o primeiro teste será realizado na UHE Euclides da Cunha, no dia 14, quando serão realizados testes nas duas comportas de superfície e tulipa, além da checagem em todos os equipamentos que envolvem a operação. Já no dia 15, os testes serão realizados nas quatro comportas da UHE Limoeiro. Durante as atividades, ressalta o gerente, as comportas devem ser abertas por um breve período de tempo.
*Orientações de segurança*
Todo o processo será acompanhado por equipes técnicas composta por especialistas no setor, de acordo com as normas do setor elétrico, e visando gerar o mínimo de alteração possível. No entanto, como as ações de abertura de comportas podem ocorrer mais de uma vez no dia, é importante que as pessoas evitem acessar as margens do rio Pardo a jusante e, principalmente, em áreas próximas à usina até a conclusão dos trabalhos. Além das recomendações já conhecidas, como usar sempre colete-salva e buscar balneários públicos para entrar em rios, é orientado que banhistas e pequenas embarcações evitem as áreas próximas às UHEs durante o teste. Também é indicado que equipamentos de pesca sejam recolhidos nas proximidades na usina.
“A Auren Energia tem um compromisso com a transparência e bem-estar a população no entorno de nossas operações. Por isso, além da comunicação aos órgãos reguladores competentes, como o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), também emitimos comunicados oficiais por meio do nosso canal de comunicação com a comunidade, o Diálogo Aberto, visando avisar a população com antecedência sobre os testes. Vale reforçar que as barragens das hidrelétricas são seguras. Trata-se de uma medida preventiva e em nada irão alterar as operações das usinas”, completa Sestari.
*Serviços*
O Diálogo Aberto da companhia opera de segunda a sexta-feira, em horário comercial, pelo número (11) 95637-5948 (WhatsApp). Por meio dele, a população pode enviar dúvidas, questionamentos e receber comunicados da empresa sobre as operações da hidrelétrica.
Por Rodrigo Jacob/Assessor de Imprensa