Adriana Ferfolha e Dirce Missura conquistaram medalhas de ouro e prata, respectivamente na mostra que possui quase 3 décadas de história.
No último sábado (26), o XXIX Salão de Artes Plásticas de Mococa premiou duas talentosas artistas de São José do Rio Pardo, destacando o potencial artístico da região. A mostra, que celebra quase três décadas de arte, reuniu 43 artistas da região e teve um corpo de jurados composto por profissionais renomados internacionalmente.
Adriana Ferfolha garantiu a medalha de ouro na categoria pintura naif com sua obra “São Sebastião da Boa Vista”, enquanto Dirce Missura conquistou a medalha de prata na categoria escultura com sua impactante criação “Seca”.
Formada em Arte pela FEUC em 2006 e com uma forte presença em exposições como a Primavera dos Museus do museu Histórico Geográfico de Poços de Caldas cujo tema era “Museus Acessibilidade e Inclusão” realizado em setembro deste ano, Adriana, que hoje tem 41 anos, sempre buscou refletir em suas obras as experiências de vida no sítio da família. Seu trabalho destaca a diversidade de materiais, incluindo pintura em telas e esculturas feitas com elementos reciclados, sempre com um olhar voltado à preservação ambiental. Segundo ela, cada participação em exposições gera sentimentos únicos: “Essa pintura faz parte de um projeto que tenho, contar a história das cidades de nossa região através da pintura. A história da cidade de Mococa é muito rica, tanto que não coube em apenas uma pintura, estou finalizando a pesquisa para começar a segunda tela e concluir essa história”, comentou a artista.
Por outro lado, Dirce, que aos 79 anos se destaca com sua arte, começou a criar após uma reviravolta em sua vida pessoal. Foi durante suas caminhadas que observando a natureza ela decidiu começar a “capturar” cenas que hoje podem ser contempladas em suas redes sociais e foi essa conexão profunda com a natureza,
que a inspirou para a criação de esculturas onde utiliza elementos naturais para compor suas obras.
“Fiquei muito feliz, pois essa é a primeira vez que sou reconhecida dessa forma”, contou Dirce, emocionada com sua premiação.
O sucesso das artistas não apenas eleva a visibilidade da arte local, mas também inspira uma nova geração de criadores e este resultado traduz a valorização da cultura de São José do Rio Pardo, provando que o talento pode florescer em qualquer circunstância.
“É com grande alegria que celebramos o reconhecimento das talentosas artistas rio-pardenses Adriana Ferfolha e Dirce Missura no XXIX Salão de Artes Plásticas de Mococa. Essas conquistas não são apenas um reflexo do talento individual, mas também um testemunho do potencial artístico vibrante que nossa cidade possui”, reforçou Marcos de Martini, Secretário Municipal de Turismo e Cultura de São José do Rio Pardo.