Na manhã desta quarta-feira, 05 de junho, o Samu, Corpo de Bombeiros, Unip e Fundação Educacional com apoio da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Funerária Rioli realizaram uma Simulação de Acidente envolvendo um ônibus com estudantes e dois carros de passeio no pátio da Unip, em São José do Rio Pardo (SP).
Na oportunidade os alunos do curso de medicina, enfermagem da Unip e Fundação puderam participar e aprender na prática, como são os trabalhos desses profissionais que atuam no dia a dia, quando o fato acontece na vida real.
A simulação do acidente não foi direcionado apenas para treinar os alunos, mas também às diversas frentes profissionais que atuam neste tipo de ocorrência, bem como a própria população, já que muitas pessoas, ao se depararem com um fato destes não sabem como agir.
Na simulação, foram usados um ônibus cedido gentilmente pela empresa Daniel Vans e dois veículos sem condições de uso, além de 51 alunos que simularam ser as vítimas no caso de um acidente.
Dentro do prédio da Unip, em algumas salas de aulas, foram montadas os Postos de Atendimento como se fosse no Pronto Socorro e UTI de um hospital. Alguns médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem mostraram os trabalhos de como são feitos os atendimentos das vítimas acidentadas e seus procedimentos, ou seja, tudo foi criado deste a chamada para as Unidades de Resgates, atendimentos no local dos fatos, socorros para as unidades de saúde (Pronto Socorro e Hospital) e seus procedimentos.
“Tudo foi pensado e mostrado para os alunos, como são os trabalhos desses profissionais que não medem esforços para salvar uma vida. Aqui os alunos tiveram uma aula na prática em caso de um acidente envolvendo vítimas leves, leves para graves, graves e até mesmo óbitos. Tem que ser um trabalho em conjunto para que o número de vítimas fatais seja o menor possível, o diálogo, atendimento e tempo de resgate da vítima é muito importante para salvar uma vida”, disse o Sargento Eduardo, do Corpo de Bombeiros, agradecendo ao Ferro Velho do Simpson por fornecer os veículos e ao Guincho do Renan pelo transporte dos veículos.
Fotos: Portal Rio Pardo