O Departamento de Saúde da Prefeitura de São João da Boa Vista (SP) confirmou, na tarde desta segunda-feira (15), que oito pessoas morreram de Covid-19, no fim de semana. A prefeitura decretou estado de calamidade pública na saúde.
Com os falecimentos, o município chega a 101 óbitos desde o início da pandemia. Há ainda 4 mortes registradas por outras causas em pacientes que estavam com Covid-19.
Também foram registrados mais 80 casos e o total chega a 4.703 infectados desde o início da pandemia.
Em 15 dias de março, São João já ultrapassou o número de casos e mortes registrados em todo mês de fevereiro, que até então era o mês com mais registros.
Calamidade pública
A Prefeitura de São João da Boa Vista declarou, nesta segunda-feira (15), Estado de Calamidade Pública na saúde para enfrentamento da pandemia de Covid-19.
Segundo a prefeitura, o Estado de Calamidade Pública na Saúde é um ato administrativo que permitirá viabilizar meios de enfrentamento ao problema com menos entraves e burocracias. “Trata-se de um dispositivo legal utilizado para captar recursos e chamar a atenção da sociedade para a gravidade do problema enfrentado pelo município”, afirmou a assessoria de imprensa.
A prefeitura anunciou que quer transformar a UPA em Centro de Suporte Covid para a abertura de mais leitos, mas a nova ala ainda não foi aberta, segundo a prefeitura, porque depende de contratação de médicos. O município também pediu um hospital de campanha ao governo do estado.
Atualmente, a cidade conta com 40 leitos de enfermaria e 22 de UTI. Destes 18 (8 de enfermaria e 10 de UTI) são da Unimed e 44 (32 de enfermaria e 12 de UTI) são na Santa Casa que atende outras 14 cidades.
Fonte: G1 São Carlos