A cidade de São José do Rio Pardo e toda região da DRS XIV de São João da Boa Vista permaneceram na fase Laranja na 21ª atualização do Plano São Paulo, que determina as regras da quarentena contra o novo coronavírus.
As cidades que correspondem a DRS XIV de São João da Boa Vista são as seguintes: Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Itobi, Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul.
O que pode funcionar na fase laranja
- Todos os setores de comércio e serviços passam a ser permitidos. A exceção é o atendimento presencial em bares, que continua proibido.
- Capacidade de ocupação: 40% do público máximo de cada estabelecimento.
- Funcionamento máximo: até 8 horas por dia.
- Horário de fechamento: atendimento presencial somente o até 20h.
- Parques estaduais, salões de beleza e academias: podem funcionar.
O que é o Plano São Paulo
O Plano São Paulo determina as regras da quarentena no estado. Criado em maio de 2020, ele divide o estado em 17 regiões de saúde. A fase da quarentena em que se encontra cada região é determinada pelo governo estadual com base em indicadores de saúde como mortes por Covid-19, internações, ocupação de leitos de UTI. As cinco fases possíveis são:
- Fase vermelha (Alerta Máximo)
- Fase laranja (Controle)
- Fase amarela (Flexibilização)
- Fase verde (Abertura parcial)
- Fase azul (Normal controlado)
O plano estabelece quais setores da economia podem funcionar em casa fase e determina restrições, com horário de funcionamento e capacidade máxima dos estabelecimentos comerciais, em cada fase. A reclassificação de cada região é feita mensalmente mas, caso os indicadores sejam negativos, o governo pode fazer reclassificações extraordinárias.
Fonte: G1 São Carlos